Mais de 3 mil participantes de todas as regiões do país se reunirão em Brasília, de 6 a 9 de dezembro de 2025, para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social. O encontro marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e celebrará duas décadas de construção, proteção social e resistência dessa política pública que alcança milhões de brasileiros.
Realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a conferência reunirá gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil no maior espaço democrático da assistência social no Brasil. Além de celebrar a trajetória do SUAS, o evento também destaca os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), marco que consolidou a área como política de Estado.
Avaliação, diretrizes e prioridades para os próximos 10 anos
A conferência terá como foco avaliar a Política Nacional de Assistência Social, propor estratégias de aprimoramento e definir prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social. A programação contará com debates temáticos, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconhece experiências inovadoras na implementação do SUAS em todo o país.
Os debates serão divididos em cinco eixos:
-
Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
-
Aperfeiçoamento Contínuo: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
-
Integração de Benefícios e Serviços: fortalecimento da proteção social e inclusão;
-
Gestão Democrática e Transparência: informação, comunicação e controle social;
-
Sustentabilidade Financeira: equidade no cofinanciamento e segurança orçamentária.
Ao final do encontro, a Plenária Final aprovará até 18 deliberações nacionais e analisará as moções apresentadas pelos participantes, definindo diretrizes para os próximos anos do SUAS.
Programação ampliada e participação social
Além dos debates, a conferência contará com Atividades Autogestionadas, Homenagens, Mini Plenárias por eixo, Grupos de Trabalho e um grande momento de celebração pelos 20 anos do SUAS.
Para o presidente do CNAS, Edgilson Tavares de Araújo, o encontro reafirma a força da participação social:
“A Conferência Nacional é o maior espaço democrático do SUAS. É onde a sociedade civil, gestores e trabalhadores avaliam, propõem e constroem juntos os rumos da assistência social no Brasil”, afirmou.
