As vagas são destinadas a pessoas com 45 anos ou mais e estão distribuídas em três cidades do Distrito Federal. As aulas terão início no dia 15 de março via internet_
A Universidade do Envelhecer (UniSER), programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB), abriu 300 vagas para pessoas na maturidade participarem do Curso de extensão de Educador Político Social em Gerontologia, gratuito. As oportunidades estão distribuídas em três unidades: Candangolândia, Ceilândia e Taguatinga, sendo 100 vagas em cada.
As aulas terão início no dia 15 de março e acontecerão de segunda a sexta, das 15h às 16h de forma online. Outras atividades extracurriculares poderão ocorrer também aos fins de semana.
Para concorrer, os interessados devem ter 45 anos ou mais e se inscreverem por meio do preenchimento do formulário online disponível no site da UNISER em: https://www.uniserunb.com/ 16/02 a 05/03/2020.
Após a homologação das inscrições, o candidato deve enviar os seguintes documentos para o e-mail pedagogicouniser@gmail.com: cópia da identidade e do CPF, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4 (fundo branco). Os candidatos que tiverem a inscrição homologada terão auxílio da equipe UniSER para fazer o envio da documentação, que deve ser enviada em formato PDF.
Aulas presenciais
As aulas voltarão à modalidade presencial de 14h às 18h apenas quando seguro diante do cenário da Pandemia da Covid-19 e ocorrerão nas cidades de Candangolândia, Ceilândia e Taguatinga. “Atualmente o curso está em modalidade remota, sendo todo feito online, para segurança dos nossos alunos em relação a pandemia. Quando for seguro, o curso poderá ser presencial e, nesse caso, os alunos serão avisados com antecedência e as aulas poderão ocorrer das 14h às 18h de forma presencial.” Afirma a Coordenação Geral do curso.
Breve Histórico
A Universidade do Envelhecer já formou mais de 700 idosos em Brasília e, atualmente, existem sete unidades no Distrito Federal distribuídas nas seguintes cidades: Candangolândia, Taguatinga, Estrutural, Ceilândia, Asa Norte, Guará e Samambaia. Em média, cada unidade possui 70 alunos com 45 anos ou mais.
De acordo com a professora e fundadora da UniSER/UnB, Dra. Margô Karnikowski, as pessoas já nascem inclinadas a aprender e, por isso, estimular e possibilitar o acesso à aprendizagem na velhice ajuda a formar uma sociedade mais inclusiva. “Compreender a essência do envelhecimento é empoderar os participantes a desenvolverem suas potencialidades, isso é muito recompensador”, afirma.
A UniSER se difere por sua grade curricular dinâmica, que contém temas como autocuidado, qualidade de vida, direito e cidadania, corpo e movimento, línguas, projetos integradores, vivências e artes.
Serviço
Data das inscrições: 16/02 a 05/03/2020.
Matrículas (para os inscritos a depender da disponibilidade de vagas): 09/03/2021 a 13/03/2021.