Na fase do processo seletivo de entrevista podem surgir perguntas inusitadas ou questões que o candidato não se sente à vontade para responder.

“São interações humanas e podem ocorrer erros de ambos os lados, como a pronúncia incorreta do nome. E não há problema nenhum em corrigir o recrutador de maneira educada e natural”, afirma Larissa Gonçalves, gerente de Recursos Humanos da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.

Para ajudar a lidar com situações difíceis de um jeito apropriado, a especialista aponta algumas dicas pertinentes. Confira!

Pergunta sobre o salário

Pode haver o questionamento sobre a pretensão salarial a fim de entender se o que será oferecido está dentro da expectativa do candidato. Neste momento o profissional deve ser assertivo e elaborar a resposta com base em três pilares: saber qual a média salarial para o cargo, traçar uma média salarial entendendo o valor mínimo que ele precisa receber e levar em conta sua experiencia profissional.

Política e religião

A velha máxima de que política e religião não se discutem valem para entrevistas de emprego. “Esse assunto não deve ser abordado pelo recrutador, mas caso seja, é importante relembrar que o candidato não precisa se posicionar a respeito. Seu papel ali é falar sobre sua formação e experiência e como pode contribuir para a empresa contratante com suas habilidades profissionais”, destaca Larissa.

Como falar sobre o último emprego

Em algum momento será preciso conversar sobre os empregos anteriores, principalmente sobre a última empresa. Mentir sobre o motivo da saída não é uma opção. O recrutador pode entrar em contato e confirmar os dados. O profissional também deve evitar falar mal de antigas lideranças, colegas e da rotina de trabalho.

Pergunta sobre pontos fracos

Ninguém gosta de falar sobre seus defeitos, mas é natural que uma questão assim seja feita, afinal trata-se do momento de conhecer melhor o candidato. Respostas como “sou perfeccionista” já viraram clichê e devem ser evitadas. Para se destacar, é preciso fazer uma autoavaliação e falar sobre algo que realmente pode ser melhorado. Vale até mesmo uma característica demonstrada por um gestor de outra empresa em uma avaliação anual, por exemplo.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

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