O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, estará presente no maior evento de sustentabilidade do país. O 2º Fórum de Economia Circular acontecerá em Gramado, na Serra Gaúcha, nos dias 18 e 19 de maio e pretende discutir, com os maiores representantes da cadeia produtiva do país, temas importantes relacionados à sustentabilidade.

O Tampinha Legal será apresentado no primeiro dia do evento, onde serão divulgados os indicadores atualizados, números e destaques do programa.

Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, destaca sobre a importância da participação do programa no evento. “O contrário de economia é desperdício e o intuito do Tampinha Legal no 2º Fórum de Economia Circular é explicar exatamente sobre isso. Iremos explicar, até mesmo na prática, como é importante retornar para a indústria os nossos resíduos recicláveis, inclusive o plástico. Com a menor parte de uma embalagem, a tampa, é possível conquistar valores e volumes significativos, resultado do trabalho de mãos voluntárias que compreendem que sustentabilidade é atitude”, destacou. 

Além disso, durante o fórum, ocorrerá o Encontro de Multiplicadores do Tampinha Legal, que apresenta a Oficina Solidária do Tampinha Legal com a confecção, em tempo real do Pr.A.I.A – Protótipo de Andador Infantil de Areia. Confeccionado com tubos de PVC, proporciona acessibilidade ao mar, para crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida e também a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais. A Oficina Solidária do Tampinha Legal proporciona soluções inovadoras, inteligentes e de baixo custo com o material plástico. Através da montagem do Pr.A.I.A, dá-se um destino nobre aos resíduos da construção civil.

O Tampinha Legal proporciona mudanças de comportamento de massa. Nesta linha, outras atividades estarão disponíveis, como o Tampinha Legal Kids, um espaço destinado a crianças com melhores práticas e brincadeiras lúdicas. A oficina de coletores Tampinha Legal também ocorrerá no estande do programa e pretende focar na padronização e customização dos coletores e, para encerrar, o Mutirão de Segregação Tampinha Legal , momento em que todos os presentes são convidados a participarem da segregação, o que visa explicar, de forma detalhada, qual a importância da separação das tampas plásticas por cor e qual a melhor forma de armazenar.

Segundo Simara, a participação do Tampinha Legal no 2º Fórum de Economia Circular será ampla, com atividades práticas e momentos de conversa. “O Tampinha Legal é Economia Circular na prática. Estamos alinhados com a proposta do evento, oportunidade para esclarecer sobre o programa e apresentar como contribui para o aumento da qualidade de vida de tantas famílias”, finalizou.

 

O Tampinha Legal

 

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.