De fato falar em público é uma habilidade que se aprende e desenvolve. Investir nesse conhecimento comprovadamente potencializa seus ganhos financeiros e melhora sua relação com as pessoas que você ama.
Sabe aquela promoção que você espera no trabalho e nunca sai ? Quando chega a sua vez, acaba indo para outro ? Hoje em dia, os gestores consideram a capacidade de se comunicar como a principal qualidade para crescimento profissional.
Nos dias de hoje, mesmo nas atividades ditas mais técnicas, as pessoas precisam compartilhar conhecimentos. Negociar, liderar e saber se expressar com clareza são competências cada vez mais exigidas para os profissionais, independente da área de atuação. “Por conta da concorrência, a pessoa deve ter empregabilidade e um dos fatores principais é saber se relacionar e se expressar em público. Hoje, qualquer que seja a atividade, é necessário que os indivíduos se relacionem, façam marketing pessoal, executem apresentações e participem de reuniões. A dinâmica do mercado atual imprime esta necessidade”, aponta Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e Diretor do Instituto Reinaldo Passadori.
De nada adianta ter diversos diplomas, cursos de MBA e especializações, se o profissional não sabe se expressar. Empresas que não têm colaboradores com este perfil vêm investindo nesta competência para que sejam mais aptos a desenvolver a habilidade de se expressar bem diante das situações do dia a dia. “Falar com propriedade, segurança, técnica e objetividade faz com que o indivíduo marque presença e valorize o que sabe. Ganha muito mais prestígio a pessoa que se comunica bem e sabe menos do que a que tem muito conteúdo, mas não sabe expor isto a seus colegas”, conta Passadori. Para ele, a timidez pode ser considerada o principal agente de dificuldade: “o medo, a insegurança e a ansiedade fazem com que a pessoa se retraia e não tenha plenitude no desenvolvimento de suas ideias”. ( Catho Online)
Pensando nisso, nós procuramos um especialista que trouxe abaixo 3 fatores que você precisa saber para falar bem em público e ter melhores possibilidades de se desenvolver profissionalmente.
1 – O Cérebro e o Medo.
2 – Ganhando Autoconfiança.3 – Organizando a Apresentação.
A capacidade de fechar negócios, liderar pessoas e se relacionar de forma saudável está diretamente ligada com a forma na qual você se comunica. Muitas vezes, a dificuldade maior do profissional não está apenas em falar,
mas em não tremer, suar e gaguejar.
Se isso acontece com você, sua questão é autoconfiança e pensamentos enfraquecedores. Nossos pensamentos criam emoções, que criam comportamentos fisiológicos e que, como consequência, geram nossos resultados.
Eu sei que falando assim, parece meio óbvio. A dificuldade está em fazê-lo em meio ao caos ou 10 minutos antes da sua apresentação ou aquela reunião importante. Mas acredite, isso é 100% possível mesmo que você seja tímido.
Algumas dessas técnicas são ensinadas por autoridades no assunto como Amy Cuddy, Tony Robbins, Daniel Goleman, Shelley Carson e alguns outros autores de referência internacional.
Também não adianta se tornar uma pessoa extremamente autoconfiante e não saber organizar sua apresentação. Então, eu também vou te mostrar uma forma de fazê-lo. E é claro, vou ensinar uma técnica poderosa oriunda do teatro para projetar a sua voz sem fazer esforço.
Se você conhecer técnicas de oratória e organização de apresentações profissionais e ainda trabalhar sua autoconfiança para momentos como esses, você será um sucesso.
Uma pesquisa recente mostrou que a inteligência racional do indivíduo é responsável por apenas 15% do sucesso profissional . O restante vem da sua inteligência emocional.
1 – Entendendo o Cérebro
De fato, o que acontece é que você precisa entender o comportamento do seu cérebro e manipular o estado dele. Quando a gente precisa falar em público, ou participar de uma reunião,nosso cérebro entende que a gente está em situação de perigo. Então ele produz uma grande quantidade de adrenalina no seu corpo.
Você começa a respirar mais rápido, o que por sua vez oxigena mal o seu cérebro e envia grandes quantidade de sangue aos seus músculos. Então, o seu corpo começa a ter reações de ataque e defesa. É por isso que você começa a tremer suar e gaguejar. Mas existem algumas formas para você gerenciar essas situações.
Já aconteceu alguma vez de você estar super tenso para alguma situação, mas depois que começou a falar ou participar, relaxou e seguiu em frente ?
Foi o seu cérebro que compreendeu que você não estava em perigo e parou de produzir reações compatíveis negativas. O que a gente faz é mudar o foco. Exige treino mas existem muitas formas de fazer isso.
Um delas é mostrar à nossa mente que estamos preparados para aquela situação. Ensaiar, treinar e planejar ajuda muito.
O que eu quero te explicar é que, em vez de recuar, você pode manipular esse estado , fazer esse medo virar coragem e seguir em frente.
2 – Ganhando Autoconfiança
Uma das formas mais poderosas é uma técnica de Programação Neurolinguística. Ela chama-se “modelagem”.
Existem pesquisas que comprovam que se você agir como uma pessoa, respirar, se vestir , falar e se comportar, você é capaz de experimentar as mesmas sensações.
Ou seja, sabe aquela pessoa que você conhece que parece super autoconfiante?
Você precisa criar uma “persona”, ou seja, se imaginar sendo essa pessoa e pensar no modo como ela agiria na sua situação. Treine em casa sozinho e execute.
Como ela pensa, como ela anda, como ela se veste, como ela gesticula…
Em que posição fica seu ombro e seu nariz, como ela olha para as pessoas ?
Parece uma coisa boba, mas eu te garanto: se você fizer isso com alguma frequência, o resultado é muito rápido. É claro que você precisa ter cuidado para não perder a sua essência.
O que acontece aqui é que quando você impõe ao seu corpo reações de sucesso, de bem estar, segurança e alegria, o seu cérebro simplesmente recebe essa mensagem e começa a produzir reações químicas para o seu corpo condizentes com o comportamento de alguém de sucesso.
Tendo essas sensações é natural que você tenha ideias, ações e pensamentos semelhantes, ou seja, você se torna mais ativo, empreendedor, corajoso e confiante.
Essa técnica é muito difundida por Tony Robbins ,um dos maiores especialistas em comportamento humano do mundo. Para você ter uma idéia, o Tony já ajudou Bill Clinton, Princesa Diana, Madre Teresa e até Nelson Mandela. Então acredite, funciona.
3 – Como organizar a sua Apresentação, ou seu discurso.
As pessoas em geral, são visuais, auditivas ou cinestésicas. Quanto mais recursos você utilizar na sua apresentação, claro que sem exagerar demais, maior vai ser a sua chance de impactar um maior numero de pessoas.
É por isso que eu procuro usar 99% de imagens nos meus slides.
Com uma boa imagem fica muito mais fácil o seu público visualizar a sua narrativa. Além disso, se você for um iniciante, te ajuda a não se perder no seu conteúdo.
Eu sei que você pode estar se perguntando: mas como é que eu vou lembrar do conteúdo se eu vou falar por mais de 1 hora naquela reunião ?
Você tem que dividir o seu tempo numa quantidade de slides que você necessite usar.
Você pega o seu tempo e divide por uma quantidade de slides especifica. Exemplo: Numa Palestra de 60 minutos, você pode dividir o seu tempo em 12 slides onde você vai falar por uma média de 5 minutos em cada um. Parece pouco mas é bastante tempo. Evite colocar textos nos seus slides.
Agora que você já sabe que tem 5 minutos por slide, escreva o texto que você pretende falar em cada slide.
“Mas eu tenho que escrever toda a apresentação ?”
Se for a primeira vez sim. Porque você precisa calcular o tempo de material. E sem escrever, no improviso, fica muito mais complicado de mensurar. Depois de algum tempo, você tendo muita pratica, é possível não escrever tudo, mas comece escrevendo.
Depois que você escreveu o material que vai falar em cada slide, comece a ensaiar como se tivesse que decorar cada paragrafo. Não tenha ansiedade de decorar tudo de uma vez. Se tranque no seu quarto com seu computador e estude aquilo.
Pega o primeiro slide, o primeiro texto que você escreveu e treina ele.
Depois que você estiver seguro sobre esse slide, e só de olhar o primeiro paragrafo você já está lembrando do que tem que falar, troca ele por um tópico, ou uma frase curta no seu slide. Algo que só de ler, rapidamente, você já lembra do que tem que falar.
Na sequencia faz isso com o slide 2, o slide 3 e assim até o slide 12.
Pronto , teoricamente, você já tem o conteúdo da sua apresentação . Você olha uma palavra no seu slide e já consegue falar sobre aquele tema.
Agora, para ficar ainda melhor você vai substituir seus tópicos ou suas palavras, por imagens que façam você lembrar desses tópicos.
Você está entendendo o que está acontecendo com a sua apresentação?
Você já consegue se imaginar fazendo uma apresentação super segura, sem textos e com o conteúdo todo alinhado? Parabéns!
Se você quer melhorar sua comunicação, ganhar mais, ser promovido e se relacionar melhor profissionalmente com as pessoas da sua empresa, tem um conteúdo ainda mais completo em vídeo disponibilizado pelo Instrutor de um treinamento que já ajudou centenas de pessoas inclusive fora do país.
Este artigo por exemplo, teve como base o conteúdo dele.
Para assistir o vídeo completo e melhorar sua capacidade de comunicação clique no link abaixo.
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