Uma boa noite de sono depende da qualidade do colchão e do travesseiro. Existe no mercado um colchão para cada necessidade, gosto e bolso. Para os males da coluna, antialérgicos, colchão hospitalar, entre outros, cada um com suas propriedades e eficácia. Os ortopédico são muito procurados nos dias de hoje. Problemas de coluna têm sido um dos males do século. Com o uso de celular, de computador e má postura, isso vem se agravando.  Vale a pena a aquisição de um bom colchão e também de um bom travesseiro para uma boa qualidade de vida.

Escolher o melhor colchão não é uma decisão fácil para quem não conhece as opções existentes no mercado. Visitar lojas deitando em colchões para saber qual o mais interessante e o que pode te oferecer uma noite de sono com qualidade, quem nunca passou por isso? É necessário saber a densidade ideal para o seu peso e corpo. Pesquisamos três tipos de colchões mais vendidos no mercado e o resultado foi esse:

– Colchão de espuma

Provavelmente o primeiro tipo de colchão que veio a sua mente foi o de espuma, que é o mais popular e apresenta um menor preço entre os modelos disponíveis. Por ser um pouco mais denso, ele oferece melhor sustentação para a coluna, o que é ótimo para quem sofre com dores nas costas desde que tome cuidado e compre um produto com a densidade correta. Esse é o tipo de colchão com a maior variação de modelos. Se por um lado o de espuma consegue atender a um público mais amplo, por outro há muita diferença entre eles com relação a preço, qualidade e densidade. Esses fatores exigem mais atenção na hora da compra e consulta à tabela de densidade, que irá indicar o modelo ideal para o seu peso e tamanho.

– Colchão de mola

Para quem procura conforto e qualidade, esse é definitivamente o melhor tipo de colchão. Os modelos de mola possuem uma resposta melhor à pressão realizada pelo peso do seu corpo, se moldando a ele e proporcionando um maior conforto na hora de dormir. Eles possuem uma relação diferente com a densidade. Não há opções de modelos para cada peso e tamanho, mas sim um máximo suportado por cada um dos subtipos.

– Colchão de viscoelástico

Como o travesseiro da nasa, os colchões com essa tecnologia conseguem absorver praticamente toda a força exercida pelo seu peso sobre a estrutura sem exercer de volta uma pressão contrária, o que gera um nível de conforto imbatível. Essa propriedade do viscoelástico também ajuda a circulação do sangue, o que é ainda mais interessante. Outro ponto que chama atenção para o viscoelástico é o conforto térmico, já que o material é afetado em menor grau pela temperatura externa. Os alérgicos também encontram nele uma ótima opção. Como pontos negativos estão o preço e a durabilidade, que perdem para os modelos de molas, seus maiores concorrentes em qualidade. Como não são tão populares, também será bem mais difícil encontrar esse colchão em promoção. Então fique de olho na hora da compra e tenha um bom sono!

Cris Oliveira