A campanha Solidariedade Salva agora também é pet. Os três principais pontos de vacinação drive-thru contra Covid-19 no Distrito Federal vão receber, a partir desta terça-feira (27), doação de sacos de ração para cães e gatos. As arrecadações serão distribuídas a protetores independentes que cuidam de animais domésticos resgatados ou em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa faz parte do movimento Solidariedade Salva, organizado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB), em parceria com a Secretaria de Saúde.

Por sugestão do deputado Daniel Donizet (PL), a primeira-dama, Mayara Rocha, que é simpatizante da causa animal, decidiu incluir sacos de ração nos itens a serem doados pela população, em uma nova vertente da campanha intitulada Solidariedade Salva Pets.

A primeira-dama contou que o deputado entrou em contato com ela sugerindo a inclusão da ração na campanha. “Devemos multiplicar os gestos de amor, incluindo aqueles que nos amam incondicionalmente, por isso, prontamente, aceitamos implementar espaços nos três pontos de vacinação para as doações”, disse Mayara.

Para Daniel Donizet, não somente a população, mas também os animais precisam de ajuda. “Nesta pandemia, centenas de pets estão passando fome. As doações para abrigos e protetores diminuíram drasticamente. E pra piorar, a quantidade de animais abandonados aumentou, seja porque os pets perderam seus tutores pra Covid-19 ou por problemas financeiros da família”, disse ele.

Segundo Daniel, apenas serão aceitos sacos de ração lacrados e dentro do prazo de validade a fim de garantir a segurança alimentar dos pets. A princípio, os pontos de vacinação que mais arrecadam alimentos e cestas básicas irão receber um tambor exclusivo para a doação de ração. Saiba quais são:

– Parque da Cidade, no Plano Piloto

– Faculdade Uniplan, Águas Claras

– Shopping Iguatemi, Lago Norte

Daniel Donizet irá pessoalmente, nesta terça-feira, às 14h30, fazer a entrega do material de campanha e dos tambores de coleta no Parque da Cidade.

Se a demanda aumentar, o GDF pretende abrir as doações em todos os 50 pontos de vacinação espalhados pelo DF, além dos supermercados participantes da campanha.

O deputado Daniel Donizet, que trabalha em defesa dos animais do DF, está fazendo um levantamento sobre os protetores independentes que mais precisam de doações. A entrega dos sacos de ração será realizada pelo próprio gabinete do parlamentar.