A Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro participou nessa segunda-feira, da inauguração do primeiro Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu).
Localizada na 514 Sul, a clínica da mulher vai ofertar 3.700 atendimentos por mês, sendo 2.800 consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar. Para Ilka, “a saúde integral constitui direito fundamental e é papel do estado assegurar o mais alto nível de saúde à população. O Centro de Saúde da Mulher vem beneficiar milhares de cidadãs de todo o Distrito Federal com atendimento especializado e multidisciplinar, através de encaminhamento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).”
A Clínica da Mulher é mais uma ação integrada de governo e envolveu as secretarias de Mulher, Saúde, Economia e Governo e a Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), responsável pelo fornecimento da mão de obra.
Para a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o GDF tem feito bastante ao “entregar obras e um espaço importante como esse, relacionado à saúde da mulher, mas que não diz respeito a pandemia, e sim de atendimento integrado”. Ainda de acordo com a secretária, “a mulher neste governo é importante”.
Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Cesmu ainda abriga alguns ambulatórios especializados que foram deslocados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), hospital de referência para a doença. Portanto, a nova unidade de saúde será inaugurada e entrará em funcionamento ainda com parte da capacidade instalada.
Ramíla Moura com informações da Agência Brasília