Comemorado em 27 de abril, o Dia da Empregada Doméstica carrega um simbolismo importante de reconhecimento para a classe de trabalhadoras. O Brasil, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), soma mais de 5,2 milhões de mulheres na profissão. Na Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, atualmente são 9 mil profissionais de limpeza parceiras ativas na base da marca. A franquia lançou recentemente uma pesquisa interna que aponta dados importantes sobre as profissionais, como a faixa etária, objetivos de vida e realizações conquistadas por meio do trabalho doméstico.
O estudo foi realizado com profissionais parceiras da rede com idade média entre 37 e 56 anos, e apontou que 60% já trabalhou em outra função, principalmente como cozinheira (9,7%), atendente (8,2%) e vendedora (8,2%). “A pesquisa é uma importante ferramenta para nos nortear sobre como nossas facilitadoras enxergam a profissão e o que almejam realizar. O dado de que 48,1% delas já alcançou algum sonho ou conquistou algo que desejava muito é a prova de que estamos no caminho certo em pensar ações que beneficiem cada vez mais as profissionais”, afirma o CEO e cofundador da rede, Felipe Buranello.
A pesquisa também indica os objetivos de vida das entrevistadas. Pagar as contas lidera o ranking com 15,9%, seguido da aquisição de meio de transporte (14,6%) e reformas em imóveis (13,4%). Ao todo, cerca de 72% possuem dependentes e 53,5% têm automóvel.
Presente em todos os estados brasileiros e prestes a celebrar uma década no franchising, a Maria Brasileira ganhou destaque no mercado em 2013, junto com a PEC das domésticas (PEC 66/2012), momento no qual as trabalhadoras passaram a ter seus direitos trabalhistas reconhecidos e o boom no setor trouxe destaque para elas, alavancando empresas especializadas no segmento. “A Maria Brasileira tem muito orgulho de cada uma de suas trabalhadoras, fazendo questão de nomeá-las como profissionais de limpeza, título que enaltece a real importância do trabalho delas para a sociedade e por tudo que representam. Como empresa, proporcionamos a elas todo cuidado, orientação, treinamento e acompanhamento para essa evolução pessoal e profissional”, conclui o CEO.
Atualmente a Maria Brasileira conta com 458 operações e a pesquisa foi realizada com as 341 profissionais de limpeza parceiras da marca.
Sobre a Maria Brasileiraaqui.
Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 80 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 450 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. Saiba mais