Estão abertas as inscrições para o SEMINÁRIO MAIS MULHERES NA POLÍTICA, edição 2017, com o tema “A Reconstrução do Voto”. O evento, que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), é uma iniciativa da ONG Mulheres em Segurança, liderada pela ativista Beth Moreno, em parceria com a CLDF, Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos, Escola do Legislativo (ELEGIS-DF) e Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF, entre outras.

O objetivo do seminário é definir estratégias para ampliar a participação feminina na política e assegurar que um número cada vez maior de mulheres sejam eleitas no DF. “Nossa meta é possibilitar a eleição de doze mulheres deputadas distritais no Distrito Federal, ou seja, 50% das vagas da Câmara Distrital”, destaca a idealizadora, Beth Moreno.

O debate movimenta as lideranças, estimula o protagonismo político e eleitoral das mulheres, alarga e difunde a consciência política e aprofunda os pilares da democracia, tendo em vista a construção de um País mais justo e igualitário.

Para muitas mulheres, o seminário – que realizará sua segunda edição – é uma oportunidade única de troca de experiências, contatos e aprendizagem. Algumas passarão pela primeira candidatura. Justamente por isso, é preciso um posicionamento e uma reflexão profunda a respeito do papel social que a mulher vem desempenhando na sociedade brasileira.

Com a proximidade das eleições gerais de 2018, a ideia do seminário, portanto, é contribuir positivamente para que no cenário do DF ocorra uma renovação política mais inclusiva e, de fato, leve as mulheres a ocuparem os espaços de poder, principalmente neste momento importantíssimo de grandes transformações no País.

“Precisamos dar às mulheres condições mais reais na disputa, acabar com as candidaturas fantasmas e propor reformas desafiadoras que estimulem o empoderamento delas na disputa eleitoral”, enfatiza Beth. “Nosso principal desafio é eleger para a Câmara Legislativa mulheres que já estão transformando a realidade de seus bairros, suas comunidades”.

No último dia, será produzida uma carta aberta estimulando a valorização do voto consciente e o reconhecimento da participação da mulher na política, da qualidade de sua representação como empreendedoras sociais, mães, executivas, donas de casa, e os reflexos positivos que as causas defendidas por elas trazem para a vida das pessoas e para as famílias brasileiras. Será lançada também a campanha “DOZE DEPUTADAS NA CÂMARA DISTRITAL“.

A expectativa é de que o seminário reúna mais de 400 mulheres do DF e de todo o Brasil e, apesar do evento ser realizado em Brasília, a iniciativa ganhou projeção e está sendo aderida em outros estados brasileiros. O grande diferencial, segundo as pré-candidatas, é a promoção da amizade cívica entre os 35 partidos políticos do DF, pois todos serão representados no seminário.

Programação e palestrantes

O seminário MAIS MULHERES NA POLÍTICA acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro e será composto por 10 palestras. Cada painel envolverá de três a quatro palestrantes entre figuras públicas e pré-candidatas de diferentes partidos.

 

A sessão solene de abertura contará com a presença do presidente da CLDF, Joe Valle, único homem convidado a compor a mesa; da Deputada Distrital e Procuradora das Mulheres na CLDF, Celina Leão; da Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; da Secretária Adjunta da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Dra. Márcia Alencar; da Diretora da Escola do Judiciário da CLDF, Renata Fortes; e da Coordenadora do Grupo Mulheres em Segurança, Beth Moreno.

 

Os temas abordarão assuntos como: Reforma Política Inclusiva; Quebrando Paradigmas – Mulheres que Ocupam Espaços Culturalmente Masculinos; Mazelas e Prejuízos Ante a Não Participação Feminina Partidária na Política; Mudança de Postura e Reconstrução do Voto; Mulheres Cristãs – Como Conciliar a Política; A Mulher Jovem – Perspectivas, Oportunidades e Desafios; etc. Haverá, ainda, mostra de vídeos, apresentação de canto, dança e estandes de partidos políticos.

Entre as palestrantes confirmadas estão a ex-senadora Heloísa Helena (REDE-AL); as deputadas federais Shéridan Oliveira (PSDB-RR), Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Soraia Santos (PMDB-RJ); a ex-ministra do TSE, Luciana Lócio; a Secretária de Esportes do GDF, Leila Barros (Leila do Voley); a Subsecretária de Política para as Mulheres (SEDESTMIDH), Raissa Rossiter; a vice-presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira; a Coordenadora da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, Francis Moreira; a primeira suplente a deputada distrital do PPL-DF, Jaqueline Silva; a Coordenadora do Movimento Acorda Sociedade, Dória Freitas; a Delegada Especial de Atendimento à Mulher, Dra. Sandra Gomes; entre outras.

Serviço

SEMINÁRIO MAIS MULHERES NA POLÍTICA

Datas: 01/12 – das 11h30 às 18h e 02/12 – das 8h às 17h.

Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.

Inscrições: realizadas gratuitamente no site da CLDF – www.cl.df.gov.br/elegis ou no local do evento.

 

Assessoria de imprensa

Christiane Guimarães

+55 61 98426-1867

chrisg.ascom@gmail.com