OLigue 180 – serviço telefônico gratuito de orientação e encaminhamento de denúncias sobre violências contra as mulheres – passa a ter a partir desta terça-feira (4) um canal exclusivo de atendimento por WhatsApp. A ação foi construída em parceria entre o Ministério das Mulheres e a Meta, empresa dona do WhatsApp, Instagram e Facebook.

O atendimento por aplicativo será realizado através da tecnologia de Inteligência Artificial por uma atendente virtual chamada Pagu. No primeiro contato, ela oferece opções de ajuda, sempre com a possibilidade de acionar, a qualquer momento, uma atendente da Central – cuja equipe passou a ser composta exclusivamente por mulheres desde março.

Antes, o atendimento pelo aplicativo vinha sendo realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, através do Disque 100 – serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

Com a separação dos atendimentos, o Ministério das Mulheres passa a coletar dados específicos de atendimento de violência contra as mulheres que chegam pelo WhatsApp, com números relacionados a cada tipo de violência. A produção dessas informações é fundamental para a elaboração de políticas públicas.

“O acesso exclusivo do Ligue 180 por WhatsApp é uma nova etapa da reestruturação do serviço, que foi desmantelado nos últimos anos. O novo canal torna o Ligue 180 ainda mais acessível às mulheres, que passam a contar com informações e orientações sobre direitos e serviços, e também com a possibilidade de fazer denúncias, agora por mensagens, além das ligações por telefone. A coleta de dados em um canal específico também vai contribuir para que o governo tenha dimensão mais precisa do cenário”, afirma a coordenadora do Ligue 180 no Ministério das Mulheres, Ellen Costa.

Visita de autoridades à Central de Atendimento

Para marcar o lançamento do canal do Ligue 180 no WhatsApp, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fará uma visita à Central de Atendimento. Ela será acompanhada de Janja Lula da Silva e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. No Carnaval, Janja fez um vídeo para as redes sociais em parceria com o Ministério das Mulheres anunciando o início da reestruturação do Ligue 180.

Atualização da rede de atendimento à mulher

Como parte da reestruturação do Ligue 180, também foram atualizados, ao longo de fevereiro e março, os serviços de atendimento às mulheres. Atualmente, o canal de atendimento contém 2.109 serviços cadastrados, entre delegacias especializadas no atendimento à mulher, Núcleos Especiais de Defesa dos Direitos da Mulher das Defensorias Públicas Estaduais, casas abrigo, Centros de Referência de Atendimento à Mulher, Centros Especializados de Atendimento à Mulher, Casas da Mulher Brasileira, Serviços de Saúde de Atenção a Vítimas de Violência contra a Mulher e Patrulhas Maria da Penha.

A atualização contou com o apoio dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que disponibilizou a base de dados da Plataforma Mulher Segura, com mais de 1.300 serviços de apoio e proteção às mulheres, em todo o território nacional.

Serviço

Por telefone ou WhatsApp, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – é gratuito, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, mande uma mensagem para o número (61) 9610-0180, clique neste link  ou mire a câmera do celular no QR Code abaixo:

Ligue 180