Por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) na capital federal tiveram várias atividades de bastante conhecimento e conscientização.

Ações relacionadas à data foram realizadas nas duas unidades socioeducacionais mantidas pela LBV no DF, oferecendo aos alunos conhecimento sobre a história da identidade cultural do Brasil e ao mesmo tempo a importância do respeito e da solidariedade com todos.

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, rodas de conversas muito divertidas e lúdicas serviram para crianças e adolescentes compartilharem experiências, fazerem perguntas e entenderem mais sobre a data relacionada à Consciência Negra.

A convidada da manhã foi a jornalista Marília Marques. Ela contou sua jornada profissional e falou da importância da representatividade na mídia e sobre como os jovens podem fazer para ter voz ativa na comunidade em que vivem.

No período da tarde foi a vez de Lorena Marques, coordenadora técnica do Projeto Escola sem Racismo e do Gabinete da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Lorena discorreu sobre a história da África e falou da luta pelo empoderamento do povo Negro além de abordar temas como: valorização das diferenças, conceito de raça e sua construção social, miscigenação, ancestralidade, respeito, solidariedade e principalmente autoestima.

Já na Escola de Educação Infantil, para os pequenos na faixa etária de 3 a 5 anos, apresentações culturais, gastronomia, exposição coletiva de trabalhos realizados pelas próprias crianças, contação de histórias sobre a luta dos povos negros e dos direitos à igualdade marcam a programação deste dia especial.

Todas essas ações e parcerias unem forças ao trabalho que a Instituição realiza diariamente para que os atendidos tenham acesso a seus direitos e se orgulhem de sua história. Por meio do conhecimento e da educação, a Instituição transforma vidas.

Conheça essa e muitas outras atividades desenvolvidas pela LBV diariamente no Distrito Federal.  Visite e colabore! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição está localizado na quadra 915 Sul. Telefone (61) 3140-6015. Escola de Educação Infantil Alziro Zarur: Colônia Agrícola Samambaia Chácara, 40 – Lote 1 e 2 – (61) 3410-6025.