A palavra sororidade vem do latim, soror, que significa irmã e carrega a ideia de irmandade feminina, união, afeto ou amizade entre mulheres. Está ligado à empatia de mulheres para outras mulheres, um comportamento que tem sido estimulado nos últimos anos nos mais diversos ambientes: na literatura, no cinema, na política e, também, dentro das empresas.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira, 8 de março, a GPL Incorporadora promove um amigo secreto para, justamente, estimular mais sororidade entre as colaboradoras. O presente de cada uma será contar o que admira na amiga secreta. O elogio será fixado no mural da empresa.

“A brincadeira é uma forma de reforçar os vínculos entre as colegas, especialmente as que trabalham em departamentos diferentes. Muitas vezes, a colega não sabe que é admirada pela outra, e saber disso traz mais união e até pode fazer a diferença na autoestima de cada uma”, diz a coordenadora de marketing da empresa, Monique Soares. Na GPL Incorporadora, as mulheres são, inclusive, maioria na área administrativa: são 31 em um time de 46 profissionais.

Culturalmente, foi construído o mito de que as mulheres são naturalmente rivais, mas não existe nenhuma comprovação de que esta é uma condição biológica. A propagação da ideia acaba estimulando que ela se torne de fato um comportamento que prejudica os relacionamentos entre as mulheres.