Foi publicado nesta segunda-feira, 12/12, o artigo “Moustapha e a Percussão Sabar: Um músico do mundo na capital do Brasil”, na Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana – REMHU. A revista é uma publicação quadrimestral do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, com sede em Brasília.

O artigo integra o dossiê “Arte, migração e transformação”, na seção relatos e reflexões, em que a revista busca trazer relatos de experiência e trajetória de migrantes, relatos de pesquisa e de atuação sócio-pastoral junto com migrantes e refugiados. O texto passeia pela trajetória do percussionista Moustapha Diene, radicado em Brasília, um dos participantes da décima primeira edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA), realizado mês passado, no IFB Campus Brasília.

Escrito de forma coletiva, a partir de uma rede de afetos construída por Moustapha, e na qual os outros autores estão inseridos, o texto descreve memórias recuperadas e partilhadas por Moustapha, com desafios de um jovem artista e percussionista senegalês, na construção de sua vida, na fluidez da mobilidade e a partir da performance e ensino da sua cultura musical, diante dos encontros e desencontros representados pelas diferenças culturais do estrangeiro e do seu compromisso ético e moral profundo aos seus familiares.
A Revista REMHU publica artigos acadêmicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo relacionados ao tema das migrações em seus diversos aspectos.

Leia o artigo: https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006615
Acesse o dossiê: https://www.scielo.br/j/remhu/i/2022.v30n66/
Acompanhe Moustapha Diene: https://www.instagram.com/moustadiene/