O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, preste esclarecimentos sobre a Operação Contenção, que deixou ao menos 119 mortos.
A decisão também prevê a realização de uma audiência no dia 3 de novembro, na capital fluminense, para tratar do caso. A medida ocorre em meio à repercussão nacional e internacional sobre a ação, considerada uma das mais letais da história recente do país.
Deflagrada na última terça-feira (28), a operação foi conduzida pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão — 30 deles expedidos pelo estado do Pará. Segundo o governo fluminense, a ação visava conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho.
De acordo com balanço atualizado das forças de segurança, 58 pessoas morreram em confronto com a polícia na terça-feira, com os corpos sendo retirados das comunidades. Quatro policiais também foram mortos, e dezenas de novos corpos foram encontrados nesta quarta-feira na área de mata do Complexo da Penha, elevando o total para 119 vítimas.
A audiência convocada por Moraes deve reunir autoridades federais e estaduais para apurar eventuais excessos e definir medidas de controle em futuras operações de segurança pública.
Meta descrição (SEO):
STF cobra explicações de Cláudio Castro sobre operação policial no Rio que deixou 119 mortos. Alexandre de Moraes marcou audiência para 3 de novembro, no Rio de Janeiro.
