Ao longo de 20 anos, a Universidade Sabesp (UniSabesp) foi responsável pela capacitação de milhares de profissionais. Agora, refletindo as mudanças enfrentadas pelo setor e as novas diretrizes da Companhia, a universidade corporativa passa por uma profunda reformulação visual e de conteúdo, adotando a estratégia e a inovação como pilares para o desenvolvimento dos colaboradores da maior empresa de saneamento básico da América Latina. A plataforma foi pensada para potencializar a gestão, a retenção e a disseminação do conhecimento, promovendo a cultura de aprendizado contínuo.
Após a revisão do conteúdo e reestruturação em áreas temáticas, a universidade conta agora com trilhas de desenvolvimento focadas nas necessidades estratégicas para a capacitação e desenvolvimento profissional do colaborador, dividindo-se entre as trilhas obrigatórias, como ‘Saúde e Segurança’, ‘Ética e Conduta’ e ‘Sustentabilidade’, às trilhas desenhadas de acordo com o cargo, ou com o nível gerencial, focadas no desenvolvimento de competências essenciais.
Com navegação amigável e intuitiva, a UniSabesp oferece uma jornada de aprendizado única para cada colaborador, que terá sua experiência personalizada com o direcionamento para conteúdos baseados em suas competências e necessidades de melhorias que forem identificadas por meio de avaliações.
Uma das principais inovações incorporadas à plataforma é a possibilidade de consulta ao vasto conteúdo coletado ao longo dos anos, como teses de mestrado e doutorado e informações de congressos, por meio de um chatbot que, por meio de inteligência artificial, direcionará o usuário para os conteúdos mais adequados, de forma simples e intuitiva, auxiliando ainda mais na jornada do conhecimento.
Com foco também no compartilhamento do conhecimento adquirido pelos colaboradores durante sua trajetória na Companhia, a UniSabesp convidará profissionais a contarem suas experiências, por exemplo, em congressos e eventos relevantes, que em seguida serão disponibilizadas na plataforma em formato de vídeo, garantindo o acesso livre por todos a esse capital intelectual.
Segundo Sabina Augras, diretora de Cultura, Atração e Desenvolvimento, a nova fase da UniSabesp representa um salto de qualidade necessário para a capacitação dos colaboradores, preparando-os para os desafios da universalização do saneamento básico no estado de São Paulo, planejado para ocorrer até o ano de 2029.
