O Ibovespa fechou o pregão em queda de 0,73%, batendo os 155.380 pontos. O desempenho do índice teve influência das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que recuaram com a desvalorização do petróleo no mercado, e de um ambiente de aversão a riscos com a ata da reunião do Fed e as expectativas sobre o balanço da Nvidia.
A ata da reunião dessa quarta-feira (19) do Federal Reserve (Fed) — o Banco Central estadunidense — indicou incertezas da organização sobre uma possível nova redução da taxa de juros do país em dezembro. Além disso, investidores esperam a divulgação do balanço da Nvidia — empresa que produz placas gráficas utilizadas no processamento de inteligências artificiais —, o que poderia expor uma dita “bolha” de IA que envolveria valuations e performances de empresas artificialmente inflados.
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
-
Diagnósticos da America S.A. (DASA3): +14,69%
-
T4F Entretenimento S.A. (SHOW3): +9,84%
Ações em queda no Ibovespa
-
Alpargatas SA (ALPA3): -15,59%
-
Tronox Pigmentos do Brasil SA Pfd Registered Shs A (CRPG5): -12,30%
O volume total negociado na B3 foi de R$26.081.083.778, em meio a 4.400.079 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61
