Goiás registra avanço no ensino médio público com queda na evasão e reprovação

O ensino médio da rede pública de Goiás apresentou avanços significativos entre 2022 e 2025, com redução nas taxas de abandono escolar, reprovação e atraso na trajetória dos estudantes. Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação.

No estado, a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% para 1% no período. Já a reprovação diminuiu de 3% para 1,2%, enquanto a distorção idade-série — indicador que mede o atraso escolar — recuou de 17,6% para 11,7%. Os números refletem uma melhora na permanência dos estudantes e na conclusão do ensino médio dentro da idade esperada.

Melhora também é registrada em todo o Brasil

O cenário positivo também foi observado nacionalmente. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62%, o abandono escolar foi reduzido em 61% e a distorção idade-série diminuiu 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação aumentou 11%, indicando maior permanência e desempenho dos estudantes.

Segundo o MEC, a evolução dos indicadores está relacionada à ampliação de políticas públicas voltadas para a educação básica, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o fortalecimento do Exame Nacional do Ensino Médio.

Pé-de-Meia fortalece permanência dos estudantes

Outro programa apontado como importante para os resultados é o Programa Pé-de-Meia, lançado em 2024. Em Pernambuco, por exemplo, 471.900 estudantes já foram beneficiados, sendo 51,2% do sexo feminino e 48,8% do masculino.

Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os indicadores demonstram que mais jovens estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir os estudos no tempo adequado, resultado de políticas públicas voltadas à permanência e à melhoria da aprendizagem.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou ainda que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025. Segundo ele, se esse índice tivesse permanecido no patamar de 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio neste ano.

Frequência escolar atinge maior nível desde 2016

Os resultados também são confirmados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A pesquisa mostra que a taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016.

Com isso, a proporção de adolescentes fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, representando uma redução de 16,3% e consolidando uma tendência de recuperação dos indicadores educacionais no país.

Nos siga no Google Notícias

Últimas Notícias