O Goiás lançou nesta segunda-feira (26/01) uma nova ferramenta que incorpora inteligência artificial ao trabalho das forças de segurança pública. Batizada de IA Contra o Crime, a plataforma foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) durante evento realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Segundo Caiado, a tecnologia amplia significativamente a capacidade do Estado no enfrentamento às diferentes modalidades criminosas.
“Com essa plataforma, estamos ampliando a capacidade de atingir os mais variados tipos de crime”, afirmou o governador.
Tecnologia inédita no combate à criminalidade
Considerada uma solução inédita, a plataforma IA Contra o Crime tem como principais objetivos dar mais agilidade ao atendimento de ocorrências, reduzir o tempo de elucidação de crimes e aumentar a efetividade do policiamento, a partir do cruzamento inteligente de dados e informações operacionais.
Resultados no Entorno do DF
Implantado há cerca de seis meses nos municípios de Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, o sistema já foi expandido para nove municípios da região. De acordo com o governo estadual, a adoção da tecnologia resultou em um aumento de 80% na taxa de solução de crimes, reforçando a estratégia de segurança integrada no Entorno.
A ampliação da plataforma para outras cidades faz parte do plano do governo de Goiás de modernizar o aparato de segurança pública e ampliar o uso de tecnologias inteligentes no enfrentamento à criminalidade.
