Programas da Codego vão beneficiar empresas instaladas nos distritos industriais goianos, incentivando investimentos e empregos (Foto: André Saddi e Wesley Costa)
O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (20/1), em Goiânia, os programas Codego Mais Legal e Descomplica Codego, desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego).
As iniciativas são para facilitar a regularização de débitos e simplificar normas que regem a ocupação dos imóveis nos distritos industriais administrados pela companhia no estado.
“Isto é a liberdade total. É a desburocratização, segurança jurídica e garantia da propriedade àquelas pessoas que lá estão, até há mais de 30 anos, mas todas as vezes tinham que passar por um processo burocrático”, destacou Caiado.
De acordo com o governador, as medidas permitem ao empresário acreditar e investir mais, expandindo seu próprio negócio.
Distritos industriais
As ações colocam Goiás como um diferencial. “É uma nova realidade. Teremos muitas boas notícias a partir de agora”, frisou o presidente da Codego, Francisco Júnior. “Estamos falando da geração de cerca de 50 mil novos empregos em Goiás, em 2026. Somente em Aparecida de Goiânia, são mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados”, acrescentou.
Há, no momento, uma lista com mais de 120 empresas aguardando para se instalar nos distritos industriais da Codego. Segundo o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Menos burocracia
O Programa Codego Mais Legal tem como objetivo ajudar a resolver pendências administrativas, contratuais e financeiras, restabelecendo a conformidade das empresas instaladas nos distritos agroindustriais do estado, para novos investimentos.
Com ele, é possível resolver débitos não tributários, com possibilidade de redução de multas e juros; irregularidades contratuais e administrativas; problemas de uso e ocupação dos imóveis e locações irregulares e atividades paralisadas. Com isso, as empresas ganham segurança jurídica e ficam livres de entraves que atrapalhavam novos investimentos.
Já o Descomplica Codego torna as regras mais simples e rápidas. Ele elimina cláusulas que dificultavam a consolidação da propriedade dos imóveis, autoriza a locação dentro dos distritos industriais e padroniza critérios técnicos.
Na prática, isso significa menos burocracia, mais acesso ao crédito e maior valorização dos imóveis, o que facilita a expansão das empresas e a geração de empregos no estado. O programa integra o eixo de modernização do novo modelo de atuação da companhia, o Codego 5.0, estruturado em três pilares: regularização, expansão e modernização.
Autonomia
Durante a solenidade, algumas empresas receberam suas escrituras e outras tiveram cláusulas resolutivas retiradas, o que significa que o empresário poderá ter a posse definitiva da área em que sua indústria está instalada. Os atos simbolizam uma nova etapa no relacionamento entre a Codego e o setor produtivo goiano.
“Fico muito feliz, de verdade, por estar participando deste momento que é ímpar para todos nós. O melhor presente que se viu nos últimos 50 anos, porque muitas pessoas, muitos empresários, encerraram suas atividades sem ver isso se tornar realidade”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha.
