O fortalecimento da presença internacional do audiovisual mineiro ganha novo impulso com a 10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, que acontece de 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte. Nesta edição comemorativa, o evento amplia sua atuação com uma missão internacional ao Ventana Sur, principal feira do setor na América Latina, que será realizada em Buenos Aires, entre 1 e 5 de dezembro.
Seis produtoras mineiras vão representar o estado nas rodadas de negócios na Argentina: Le Petit Comunicação Visual e Editorial, Elipse Conteúdos Criativos, Camisa Listrada, Immagini Animation Studios, Espacial Filmes e Fita Amarela Filmes.
A iniciativa integra o módulo de internacionalização do MAX LAB, laboratório criado para preparar produtoras com projetos de longa-metragem e obras seriadas prontos para pitching e negociação. Os participantes estão recebendo mentorias com a produtora uruguaia Yael Steiner, cofundadora da WhE Play, e com o produtor argentino Mario Levit, da Cruz del Sur Cine, referência em coproduções entre Brasil e Argentina.
Segundo Nayara Bernardes, analista do Sebrae Minas, o momento é de consolidação do setor criativo no estado.
“O audiovisual mineiro vive um momento de amadurecimento e expansão, com produtoras com grande potencial criativo e técnico. A MAX é o espaço onde essas conexões acontecem, fortalecendo a economia criativa e abrindo portas para parcerias internacionais”, afirma.
Com uma década de história, a MAX se consolida como o principal evento de audiovisual de Minas e um dos mais importantes do país, reunindo produtores, players, distribuidores e plataformas nacionais e internacionais.
Nesta edição, nomes de peso confirmaram presença, como Rodrigo Teixeira, produtor de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, e responsável por obras como “Me Chame Pelo Seu Nome”, “O Farol” e “Ad Astra”. Também participam Clarisse Goulart, Pedro Freire e Beth Carmona, executiva da TV Cultura e referência em conteúdo infantil.
Realizada pelo Sebrae Minas, com curadoria da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, a MAX 2025 conta com patrocínio da Ancine e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BH Film Commission, além do apoio da EMC, FIEMG, SINDAV e da TV Globo em Minas, emissora oficial do evento.
A edição de 10 anos também celebra a trajetória de produtoras e empresas que marcam o audiovisual mineiro, como a Camisa Listrada, que completa 25 anos; a Anavilhanas, com duas décadas de atuação; e a TV Globo em Minas, que chega aos 60 anos.
Serviço:
MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo 2025
📅 Data: 11 a 13 de novembro de 2025
📍 Local: Sede do Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte/MG
🔗 Programação completa: https://max.sebraemg.com.br/
