Em Acreúna, Gracinha Caiado abre edição do Goiás Social

Realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no Setor Perímetro Urbano, o evento oferece atendimentos gratuitos em diversas áreas e entrega benefícios à população (Foto: André Saddi)

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, abriu neste sábado (23/08) mais uma edição do Goiás Social, em Acreúna. Realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no Setor Perímetro Urbano, o evento oferece atendimentos gratuitos em diversas áreas e entrega benefícios à população da região Sudoeste do estado.

“Quando falamos de Goiás Social, falamos em aplacar a pobreza e a extrema pobreza. Pessoas em vulnerabilidade social nem sempre conseguem chegar até a capital para estar em um evento como esse. O que nós temos de fazer é levar o Estado até onde as pessoas estão. Assim, já atendemos milhões de goianos”, disse a primeira-dama.

Goiás Social

Até este domingo (24) serão entregues centenas de cartões dos principais programas sociais do Governo de Goiás, como Mães de Goiás, Dignidade e Goiás Por Elas, além da emissão de documentos como a Carteira do Autista, o Passe Livre da Pessoa com Deficiência e o Passaporte da Pessoa Idosa.

“A política que vale é a que tem seriedade, que faz o que preciso ser feito, que entrega aquilo que as pessoas estão precisando, que muda a cara das cidades. Essa é a política que nosso governador Ronaldo Caiado faz e é por isso que ele tem hoje a maior aprovação de todos os governadores do Brasil. Porque é um governo de entrega, que atende a todos”, salientou o vice-governador do Estado, Daniel Vilela.

“Goiás é o primeiro lugar na educação, na segurança e agora também em políticas sociais, à frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Isso é fruto de um trabalho diário, de muito compromisso e responsabilidade. Gracinha deu outra dinâmica à área social, transformando a vida das pessoas ao reduzir suas vulnerabilidades, levando dignidade”, pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal relembrou o passado do município e o contraste com a realidade atual. “A cidade estava morosa, estragada pelos buracos. Hoje, o governo estadual, com parceria, fez asfalto, trouxe segurança, reformou escolas, chegou com o social. É emocionante ver que temos pessoas no Estado que ajudam Acreúna de verdade.”

A primeira-dama da cidade, Adriana Souza, que também atua como secretária de Assistência Social e preside o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-GO), além da Rede de Primeiras-Damas da Federação Goiana de Municípios (FGM), definiu o Goiás Social como “inspirador”. “A gente não faz política pública sem ter parceria. Gracinha sabe que a política pública de assistência social não é doação, mas sim uma transformação de vida. O Goiás Social traduz exatamente isso.”

Por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) também estão sendo distribuídos benefícios como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, Mix do Bem, além de fraldas e enxovais. A jovem Alice Soares de Brito ganha a vida com trabalhos pontuais como diarista. Ela é mãe de duas crianças, Maria Eloá, de oito anos; e Miguel, de dois. Em Acreúna, recebeu das mãos de Gracinha seu cartão do Mães de Goiás. “Vai ajudar em tanta coisa em casa. Já vou sair daqui e fazer a feira, comprar fralda”, afirmou ela.

Inauguração

Um dos protagonistas da área de infraestrutura da atual gestão do Estado, o Programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios teve entregas em Acreúna durante a passagem da primeira-dama Gracinha Caiado.

Na cidade, o governo estadual, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), concluiu obras de conservação de vias urbanas, como recuperação asfáltica e sinalização horizontal nas avenidas Paranoá, Amazona, São Felipe e Itália, além das ruas Lázara Arantes e Jesus Alfredo. Ao todo, foram 26.563,42 metros quadrados atendidos, com investimento de R$ 1.385.432,60.

Gracinha participou ainda da inauguração do Destacamento Bombeiro Militar (DBM) de Acreúna, que recebeu o nome de Isaac Sousa Oliveira, uma homenagem póstuma a um jovem de 17 anos que morava no município.

Inauguração do Destacamento Bombeiro Militar (DBM) de Acreúna

A nova unidade inicia as operações com efetivo de 12 militares e viaturas modernas para atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamentos. A construção do quartel foi realizada com recursos da prefeitura, enquanto os equipamentos e veículos foram disponibilizados pelo governo estadual.

“Digo do fundo do meu coração, sem dúvida nenhuma, que sem o trabalho dos bombeiros militares Goiás não seria o estado mais seguro do Brasil. Sem o trabalho dos bombeiros militares, Goiás não seria o estado com a melhor e maior superação da pobreza, Goiás não seria o estado do presente e do futuro. Vocês são o braço forte desse estado. Sempre presentes, sempre de prontidão. Sempre levando esperança para quem mais precisa”, expressou Gracinha Caiado.

Localizado em um município estratégico para o agronegócio e cortado por importantes rodovias, o DBM de Acreúna garante maior agilidade no atendimento de emergências e reforça o plano de expansão do CBMGO.

“Nós transformamos o sistema de bombeiro militar em Goiás, sendo referência para todo o território nacional, para as 27 unidades da federação, com um modelo enxuto, mas que não perde a operacionalidade” disse o comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Vaz Júnior.

“Tiramos servidores do administrativo para colocar homens e mulheres na rua, capilarizados em todos os municípios. Como o governador Ronaldo Caiado fala, é preciso governar para os sete milhões de goianos. Com esse ato, estamos ampliando nosso foco nisso”, explicou o comandante-geral do CBMGO.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias