Mais do que saber falar, porta-vozes da atualidade precisam se fazer entender. Uma tarefa que exige muito além de um tradicional e já conhecido media training. É preciso assertividade para discursos que minimizem riscos e imprecisões, fake news e dúvidas.
Dados de mercado mostram que principais executivos das 500 maiores empresas norte-americanas investem 80% do seu tempo em comunicação. 76% das empresas têm a má comunicação como principal motivo de fracasso em projetos, segundo a Project Management Institute. A aptidão mais buscada por empregadores no LinkedIn em 2020 era a comunicação, conforme pesquisa da rede no Brasil, realizada em 12 milhões de anúncios. Já Peter Drucker, consultor, educador e autor, disse que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação. São números expressivos que revelam a importância do poder de uma comunicação eficaz e de excelência. Como diz Simon Sinek, “comunicação não é sobre falar o que pensamos. É sobre garantir que os outros compreendam o que queremos dizer”.
O cenário é desafiador e exige de porta-vozes a formação contínua. A comunicação é hoje ferramenta de poder e requer líderes altamente qualificados para enfrentar crises complexas. Um bom porta-voz é aquele que comunica de forma genuína os princípios e os valores da corporação.
Segundo a sócia-fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, que em parceria com a consultora Miriam Moura, somam mais de 20 anos de capacitação junto a cerca de 12 mil porta-vozes, nos dias de hoje, não basta ser um gestor experiente. “Para sobreviver ao cenário complexo e adverso do mundo pós-pandemia e altamente polarizado, onde as fake news surgem a todo momento, a comunicação passou a ser uma alta habilidade, e os executivos tiveram que se preparar para toda e qualquer exposição, interna ou externa”, enfatizou.
Miriam, afirma que líderes transformacionais são comunicadores excepcionais, e cita trecho de artigo recém-publicado na Harvard Business Review pelo escritor Carmine Gallo. “Você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se não conseguir persuadir ninguém a seguir sua visão, sua influência e impacto serão muito reduzidos”, alertou ele.
Com base nessa jornada de formação de comunicadores eficazes, Patricia e Miriam lançam, no dia 25 de setembro, em São Paulo, a publicação, “Multo além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, da Editora Aberje. 

 

O LIVRO:

O livro-projeto foi desenvolvido em uma perspectiva original, diversa e multifacetada. As autoras apresentam e discutem questões na comunicação, a partir do conhecimento e da experiência de personagens relevantes e referências de comunicadores. A publicação prepara o leitor para o conteúdo das entrevistas, com introdução, bibliografia e história, contextualizados sobre autor e tema, incluindo contraponto das abordagens e dicas práticas.
Composta por dez capítulos, a obra traz temáticas como “Comunicação é poder no mundo globalizado”, “A conquista do espaço na mídia”, “O mundo é multimídia”, “Desafios da pós-verdade”, “O papel do porta-voz “, “O que é notícia?”, “A construção do discurso”, “Crise: como evitar”, “Redes sociais: como expor sem se expor’ e “A prática do contraditório”.

 

AS AUTORAS:

Patrícia Marins:

Gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje.

 

Miriam Moura:

Jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de 5 mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo.

 

SERVIÇO:

Data: 25 de setembro (segunda-feira)

Horário: 18h30

Local: Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo – SP