No período de 19 a 24 de dezembro, os alunos do Curso de Formação de Praças IX participaram da operação de intensificação de Natal (PIN), com reforço de cerca 320 policiais militares. Os policiais foram distribuídos para o policiamento a pé (POG), de acordo com necessidade das regiões administrativas, atuando em locais estratégicos e próximos a comércios locais.
Os militares atuaram com o objetivo de coibir a prática de crimes e trazer tranquilidade para a população, visto que nessa data há intensificação da circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, maior incidência de cometimento de crimes.
Diversas ocorrências, dentre elas destacam-se os crimes de ameaça, uso e porte de entorpecentes, furto qualificado, apreensão de simulacro e receptação culposa. Realizaram, quando necessário, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ou a condução a delegacia de polícia (DP). Confira algumas desta ocorrência
No dia 20, policiais militares foram informados que um homem havia roubado uma mulher. De posse das características do suspeito a equipe patrulhou a quadra 309 da Asa Norte e logo encontrou o homem. Feita a abordagem, foram encontrados um simulacro de arma de fogo e dois espumantes que o abordado confessou ter furtado de um mercado próximo. O homem foi encaminhado à delegacia para registro.
Após denúncia de que havia traficantes na quadra 104 da Asa Norte, nesta sexta-feira (23), a equipe se deslocou para fazer a abordagem. Os suspeitos tentaram fugir, mas logo foram alcançados. Na busca pessoal, foram encontrados 4 tabletes de substância parecida com maconha, 17 porções da mesma substância e R$ 250. Os dois homens foram levados à 5ª DP e autuados pelo crime de tráfico de drogas.
Na quadra 115, da Asa Sul, no dia 23, policiais abordaram três pessoas que ao perceberem a presença dos militares dispensaram um objeto no chão. Feita a abordagem, com dois dos abordados, foram encontradas duas porções de substância parecida com maconha. A dupla foi encaminha à delegacia para registro.
Também no dia 23, na quadra 312 da Asa Norte policiais militares confeccionaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência de ameaça após dois homens se desentenderem próximo ao comércio local.
Já no Setor Comercial Sul, também no dia 23, policiais militares conduziram uma mulher que havia furtado vários objetos de uma loja. A mulher disse que iria ficar com parte dos objetos, outra parte iria vender e um dos bens subtraídos iria usár para presentear sua avó. A mulher foi encaminhada à delegacia para registro.
Por fim, também no dia 23, policiais prenderam um homem que estava com um celular furtado. Durante patrulhamento, os policiais abordaram um homem que quis descartar um celular quando viu os militares. Feita a abordagem, um outro homem se aproximou e disse aos policiais que seu celular havia sido furtado. O homem reconheceu o celular que o abordado tentou descartar como sendo seu. O abordado foi encaminhado à delegacia para registro da ocorrência.
Fonte: PMDF