João Roberto e Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Representantes das forças de segurança e de vários seguimentos que atuam na área central de Brasília – hotéis, comércio e sociedade civil (associações) – reuniram-se nesta quinta-feira (22), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), como o objetivo de pontuar ações de policiamento e controle de desordens, que estão ocorrendo nos setores hoteleiros e no Setor Comercial Sul (SCS). Por conta dos resultados positivos, os representantes dos setores solicitaram que a ação seja expandida para outras áreas.
“Reforçamos o compromisso do Governador Ibaneis Rocha em tornar o centro da capital federal uma referência para todo o Brasil, em conjunto com as diversas entidades também interessadas nesse objetivo. Continuaremos trabalhando de forma integrada para que esses espaços históricos sejam cada vez mais valorizados, pois Brasília merece esse destaque”, disse o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres.
Desde o início da operação, a Secretaria Executiva de Segurança Pública, da SSP/DF, coordenou diversas reuniões entre representantes da sociedade e órgãos do governo. A Cidade da Segurança Pública serviu como base para diversos serviços oferecidos pelos órgãos públicos a comunidade local, principalmente para as pessoas em situação de rua. O policiamento também foi intensificado.
Para o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, ouvir as partes interessadas é muito importante para a legitimidade da operação. “A discussão de temas voltados às políticas públicas de segurança no SCS e zona central de Brasília com os mais variados atores, como sociedade civil, organizações sociais e setor produtivo e comercial, robustece a análise e auxilia bastante na busca de soluções para os problemas que se apresentam na área, considerando que são complexos e abrangem a atuação de diversas áreas do governo do DF”, avaliou.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, disse que a entidade e os seus sindicatos apoiam ações para garantir segurança e o bem-estar da comunidade. “O objetivo da reunião foi apoiar as ações da secretaria e pedir a continuidade das ações policiais na área para que possamos gerar emprego e renda na cidade”, explica o presidente. A operação de revitalização do SCS e da área central começou no início de julho, com mobilizações sociais das Secretarias de Segurança Pública (SSP/DF), de Assistência Social (Sedes), de Saúde (SES), de Justiça (Sejus), do Trabalho (Setrab), da Mulher (SMDF), entre outras pastas.
Foto: Flávio Alves
Fonte: SSP/DF