Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Foto da aluna Byanca Gabrielly Morais Barros , do CED 01 da Estrutural

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulga, nesta segunda-feira (14), o resultado final do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF. Dezenove trabalhos – nas áreas de fotografia, vídeo e redação – foram selecionados e a votação, que ocorreu por meio do Instagram da pasta, o  @ssp.df, terminou às 23h59 deste domingo (13). Os participantes tiveram que desenvolver trabalhos com a temática: Segurança conectada: o olhar da juventude sobre a cultura de paz e a pandemia.

 

Os três primeiros colocados, em cada uma das três modalidades, serão premiados com smartphone, notebook ou tablets. Os finalistas serão agraciados com um certificado de menção honrosa.

 

“Esta é a última etapa deste concurso, criado para engajar os alunos das escolas de ensino compartilhado. A entrega e dedicação dos participantes foi evidenciada pela qualidade dos mais de cento e cinquenta trabalhos recebidos, mesmo diante de dificuldades impostas pelo cenário de pandemia, em razão da Covid-19”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

 

De forma virtual, houve mobilização da comunidade escolar, dos militares que atuam nos colégios e familiares, o que foi determinante para o sucesso do certame, ressalta Torres. “Agradeço a participação de todos! Aos vencedores e também a todos os participantes, desejo que esse seja apenas o pontapé inicial para, quem sabe, futuros cineastas, fotógrafos e escritores”.

 

O número de votantes foi bastante expressivo. “Tivemos mais de 17 mil curtidas nos trabalhos. Isso demonstra não apenas o engajamento dos estudantes, mas dos familiares, amigos, vizinhos e da comunidade escolar. Além da reflexão de valores por meio dos trabalhos expostos, demonstra que ocorreu a interação, mobilização, a torcida e a solidariedade entre as pessoas, atitudes mais significativas ainda nesse período de distanciamento social”, conta o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Manoel Arruda.

 

Cento e cinquenta e seis trabalhos foram habilitados, sendo sete para cada modalidade. Na modalidade

Redação feita pela aluna Maria Thalita dos Santos Pessôa, do Colégio Cívico- Militar: CED 03 de Sobradinho

produção visual, apenas cinco foram selecionados para a final.  O concurso foi lançado em parceria pelas secretarias de Segurança Pública (SSP/DF) e de Educação (SEE/DF) e voltado para adolescentes do ensino fundamental II (entre o 6º e o 9º ano) e do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

 

Para o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, da SSP/DF, coronel Alexandre Ferro, esta foi uma oportunidade de estimular a criatividade, a construção de valores morais e aperfeiçoamento do senso crítico. “Tivemos a oportunidade de promover a reflexão sobre a cultura de paz e a pandemia, permitindo a identificação e premiação de talentos, estimulando o desenvolvimento do potencial dos alunos das Escolas de Gestão Compartilhada”.

Conheça os vencedores:
CATEGORIA FOTOGRAFIA
1º Lugar- Byanca Gabrielly Morais Barros – Colégio Cívico- Militar: CED 01 da Estrutural – Prêmio: Smartphone;
2º Lugar – Heleticia Rodrigues Fonteneles- Colégio Cívico- Militar: CED 01 do Itapoã – Prêmio: Notebook;
3º Lugar- José Pedro da Cunha Ferreira Colégio Cívico- Militar: CEF 01 do Riacho Fundo II – Prêmio: Tablet.
CATEGORIA REDAÇÃO
1º Lugar – Maria Thalita dos Santos Pessôa Colégio Cívico- Militar: CED 03 de Sobradinho – Prêmio: Smartphone;
2º Lugar – Caroline Victória Carvalho Santos Colégio Cívico- Militar: CED 01 do Itapoã- Prêmio: Notebook;
3º Lugar-  Analice Araújo Farias –Colégio Cívico- Militar: CED 308 do Recanto das Emas – Prêmio: Tablet.
CATEGORIA VÍDEO
1º Lugar- Guilherme Oliveira dos Santos Colégio Cívico- Militar: CED 07 Ceilândia– Prêmio: Smartphone;
2º Lugar – Ygor Silva Tomimatsu – Colégio Cívico- Militar: CED 07 da Ceilândia – Prêmio: Notebook;
3º Lugar – Eduardo Gabriel Ydiriuá da Silva Colégio Cívico- Militar: CED 308 do Recanto das Emas – Prêmio: Tablet.

Vídeo vencedor feito pelo aluno Guilherme Oliveira dos Santos, do CED 07 Ceilândia: 

 

Fonte: SSP/DF