Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Como parte das aƧƵes previstas para a Cidade Estrutural dentro da programação da Ćrea de SeguranƧa PrioritĆ”ria (ASP), a operaçãoĀ DF Livre de CarcaƧasĀ foi realizada nesta quarta-feira (30) na regiĆ£o. Dentro do levantamento feito pela Unidade de PolĆticas pĆŗblicas (UPP), da Secretaria de SeguranƧa PĆŗblica (SSP), foi constatado que veĆculos abandonados constam entre as desordens catalogadas na cidade.
Equipes da operação orientam as pessoas sobre os riscos de manter nas ruas veĆculos abandonados | Foto: Divulgação/SSP
Seis veĆculos foram recolhidos, contabilizando, assim, 634 carcaƧas retiradas das ruas do DF desde o inĆcio da operação, em fevereiro de 2020. āAlĆ©m de contribuir com as aƧƵes de seguranƧa, a operação estĆ” alinhada aos direcionamentos da Sala Distrital Permanente de Coordenação e Controle [SDCC] das aƧƵes de enfrentamento Ć s doenƧas transmitidas peloĀ Aedes aegyptiĀ [mosquito transmissor da dengue] que aponta as regiƵes administrativas com maior necessidade da operaçãoā, explica o secretĆ”rio de SeguranƧa PĆŗblica, delegado JĆŗlio Danilo.
Ação conjunta e estratégica
Sob a coordenação da SSP, participam daĀ DF Livre de CarcaƧasĀ as secretarias de Cidades, Executiva de PolĆticas PĆŗblicas e DF Legal, alĆ©m do Departamento de TrĆ¢nsito (Detran), PolĆcia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de VigilĆ¢ncia Ambiental (Dival) da Secretaria de SaĆŗde (SES), membros titulares da SDCC, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
āReconheƧo o quanto esse trabalho Ć© importante, tanto para o combate Ć dengue quanto para aumentar a seguranƧaā VĆ¢nia Gurgel, administradora da Cidade Estrutural
As equipes fazem tambĆ©m o trabalho de conscientização sobre os riscos desses materiais ficarem expostos em locais inadequados, como afirma o coordenador dos Conselhos de SeguranƧa (Consegs) da SSP, Marcelo Batista: āAntes de iniciarmos a operação, nos reunimos e verificamos as especificidades de cada regiĆ£o. A partir disso, decidimos de que forma faremos a abordagem junto Ć população, para que possamos sensibilizĆ”-la sobre a importĆ¢ncia desses cuidados para evitar a disseminação de focos do mosquito da dengue e como esse cuidado pode refletir, inclusive, na seguranƧa localā.
A identificação dos carros Ć© feita pelos Consegs. āSomado ao apoio dado pelas administraƧƵes regionais e a população, a participação dos Consegs na identificação desses materiais Ć© essencial para a continuidade da açãoā, valoriza Batista. De acordo com o coordenador, a quantidade de carcaƧas tem diminuĆdo sistematicamente.
Para a administradora da Cidade Estrutural, VĆ¢nia Gurgel, a ação Ć© essencial para a regiĆ£o. āReconheƧo o quanto esse trabalho Ć© importante, tanto para o combate Ć dengue quanto para aumentar a seguranƧaā, afirma.
Edição: João Roberto e Lanna Morais
Fonte: SSP/DF
