A promoção de políticas de apoio e benefícios aos atletas surdos serão temas de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A sessão foi requerida pelo deputado federal, Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), e acontecerá nesta quarta-feira (4) no Plenário 4 a partir das 14h30.
O republicano justifica que apesar de serem representados pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos, os atletas não estão ligados ao Comitê Paraolímpico Brasileiro por terem condições de competirem sem equipamentos específicos ou condições especiais.
Entretanto, os surdos também não estão contemplados no Comitê Olímpico Brasileiro, que reúne todas as Confederações Desportivas. “Essa situação faz com que o apoio ao esporte seja pouco reconhecido pelas instâncias governamentais, e assim, com poucos recursos para se desenvolver”, afirma.
Foram convidados, a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro; a presidente da Confederação de Desportos dos Surdos, Déborah Souza; o secretário especial do Esporte, General Décio Brasil; a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP); o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons; o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado; o presidente da Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), Ulisses Araújo e a atleta surda campeã no Badminton, Geiza Oliveira.