Semad é parceira do ‘Rios + Limpos’ em ação realizada no Araguaia

“Preservando nosso rio e nossa biodiversidade é que vamos deixar um mundo melhor para todos”, afirmou a secretária Andréa Vulcanis (Foto: Semad)

Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram, na manhã desta quarta-feira (20), de um mutirão de limpeza e coleta de resíduos sólidos no Rio Araguaia. Chamada de ‘Rios + Limpos’, a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que conta com apoio do Governo de Goiás, foi realizada no município de Aruanã, um dos principais roteiros turísticos goianos.

Além da parceria entre Governo Federal e o Estado de Goiás, o trabalho contou com o empenho da prefeitura de Aruanã, de associações e de voluntários. Nesse sentido, o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, agradeceu a união de esforços. “Levem meu abraço ao governador Ronaldo Caiado. Tenho certeza que essa parceria entre Governo e União será muito frutífera para todos e, principalmente, para o meio ambiente”, disse.

Segundo dados do ministério, atualmente, o Brasil possui cerca de 110 mil quilômetros de rios poluídos e o programa Rios + Limpos visa promover ações de despoluição, incentivar a limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais.

“Preservando nosso rio e nossa biodiversidade é que vamos deixar um mundo melhor para todos”, comemorou a titular Semad, Andréa Vulcanis, uma vez que, com apenas um mês de lançamento o programa já inseriu Goiás na rota. Além do Rios + Limpos, Andréa Vulcanis aproveitou a oportunidade para ressaltar o maior programa de revitalização de bacias em execução no mundo: o Juntos pelo Araguaia, “que está cuidando de mais de 3 milhões de hectares para conservar o ‘mar dos goianos’, o Rio Araguaia”, destacou.

Após a solenidade, as equipes de voluntários se dividiram e foram recolher os resíduos sólidos deixados por turistas nas proximidades ou no leito do Araguaia. Na água e nas margens do rio, o lixo recolhido lotou um caminhão de coleta do município.

Andréa Vulcanis deixou um recado aos turistas e frequentadores do rio. “Vir para o Araguaia é bacana, fazer sua temporada é maravilhoso, mas é importante deixarmos tudo como estava antes”, alertou a secretária ao tratar do lixo deixado nas praias que surgem no período de estiagem.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias