Secult trabalha em um projeto de recomposição paisagística, que inclui o replantio de espécies adequadas ao espaço e que respeitam o padrão original da Praça Cívica (Foto: Secult)
A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) informa que estão em andamento serviços de poda e remoção de árvores no entorno do Antigo Fórum, na Praça Cívica. A ação faz parte da obra de restauração do edifício, que será a futura sede da Secult e do Museu da Imagem e do Som (MIS) em Goiânia.
A superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, explica que árvores de grande porte cresceram muito próximas à estrutura do prédio, agravando danos causados pela infiltração da água da chuva.
“A água se acumula ao redor da fundação e penetra na base do edifício, comprometendo sua estabilidade. Essa retirada vai garantir a preservação do Antigo Fórum, um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade, conciliando proteção ambiental com conservação do patrimônio cultural”, destaca.
Para resolver o problema de forma definitiva, será implantado um sistema de drenagem em todo o perímetro do prédio. O serviço exige a abertura de uma vala, o que tornou necessária a retirada de algumas árvores de grande parte muito próximas à fundação.
A remoção das árvores foi autorizada por todos os órgãos competentes, incluindo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Comissão de Urbanismo (Comug).
A decisão foi tomada após avaliação técnica e diálogo entre todas as instituições envolvidas.
Compensação ambiental
A Secult já trabalha em um projeto de recomposição paisagística, que inclui o replantio de espécies adequadas ao espaço e que respeitam o padrão original da Praça Cívica. O projeto paisagístico prevê a manutenção de árvores de pequeno porte e arbustos nas áreas próximas aos prédios, enquanto espécies maiores devem ser mantidas em pontos mais afastados.
A lista de espécies sugeridas foi indicada pela Amma e aprovada em conjunto com o Iphan. A compensação arbórea será realizada integralmente após a execução da obra de drenagem.