Quem aluga uma casa sabe: não pode furar o revestimento da parede da cozinha, não pode trocar o piso, quebrar uma parede ou trocar um armário fixo do imóvel. Em caso de qualquer alteração, o inquilino precisará primeiro de autorização do locador e mesmo assim, em alguns casos, terá de arcar com os custos para devolver o imóvel da forma inicial que recebeu.
Essas limitações frustram quem ainda precisa do aluguel, porque podem atrapalhar o desejo de que a casa tenha o seu jeito. Foi justamente para provar o contrário que nasceu o projeto Decorando Histórias, um reality show exibido no Youtube que chega a sua segunda temporada no Brasil e escolheu para participar um inquilino de Goiânia, onde mais de 23 mil famílias pagam aluguel para morar, segundo levantamento do Instituto Mauro Borges.
Na segunda e terça, 14 e 15 de novembro, uma designer e sua equipe desembarcaram em uma casa no Setor Central para transformar a sala da família que mora no imóvel. A sala foi o ambiente escolhido pelos moradores e, nesse período, a equipe fez alterações na pintura e no mobiliário.
“Nós selecionamos a família com ajuda da imobiliária e, a partir da história de cada uma, personalizamos a decoração de um cômodo da casa, para criar mais conexão entre as pessoas e o local onde habitam”, conta Júlia Venture, apresentadora da websérie. O projeto também já passou pelas cidades de São Paulo, Itatiba (SP), Londrina (PR), Fortaleza (CE), Uberlândia (MG).
O projeto foi desenvolvido pela CredPago, líder em garantia locatícia residencial no Brasil. Em Goiânia, está sendo desenvolvido com o apoio da URBS Aluga. As mudanças foram gravadas para serem exibidas na segunda temporada do projeto, prevista para ser lançada em 2023. “Convidamos a URBS para nos ajudar porque, além de se tratar de uma das imobiliárias mais relevantes e prestigiadas do mercado imobiliário, compartilhamos com a visão de que atendimento de excelência e respeito aos nossos clientes”, salientou Fabiano Martins, executivo de negócios da CredPago na Região Centro-Oeste.
*Transformações aprovadas*
A moradora do imóvel afirma que as mudanças propostas pelo grupo são a realização de um sonho. Antônia Vaz, que mora na casa há cerca de dois meses, com o filho Fábio e o cachorro Brutus, conta que essa é a primeira oportunidade que teve de decorar algum ambiente de sua casa. “Estou realizando um sonho com esse projeto. Sempre morei em casas menores do que essa. Agora, a sala da casa onde moro tem a minha cara, isso é muito legal”, ressalta.
A diretora comercial da URBS Aluga, Luciana Fleury, reforça que a proposta de mudança oferecida pelo projeto pode ser, inclusive, adotada por outros inquilinos.
“O mais legal é que as mudanças sugeridas não interferem na parte estrutural da casa. São pinturas, detalhes da iluminação, mobiliário, itens que não requerem nem mesmo a aprovação da imobiliária, e que são facilmente desmontáveis. É uma solução fácil e prática para quem deseja trazer mais conforto e personalidade para o local onde mora, mesmo sendo um imóvel alugado”, conclui.