A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quinta-feira (29/01), a Operação Nexo Digital, com foco no combate a fraudes eletrônicas. A ação ocorreu nos municípios de Goiânia, Senador Canedo e Itapaci.
Foram cumpridos 11 mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão e cinco de prisão. Cinco pessoas foram presas e cerca de R$ 200 mil foram bloqueados.
Operação Nexo Digital desmantela esquema de fraudes
Durante as buscas, policiais apreenderam uma arma de fogo, drogas, cerca de 70 munições e mais de 100 cartões bancários em nome de terceiros. Houve ainda uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma e entorpecentes.
A investigação teve início em março de 2025. De acordo com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), o grupo criminoso atuava na compra e venda diária de contas bancárias usadas para aplicar golpes financeiros.
O esquema era dividido em três etapas: captação e preparação das contas, execução das fraudes e lavagem de dinheiro. Havia divisão de tarefas e atuação em cadeia, o que evidencia o caráter organizado da quadrilha.
Parte dos investigados já possui antecedentes por tráfico de drogas, homicídio, receptação e estelionato. A PCGO segue com as investigações para ampliar o bloqueio e a recuperação de ativos ligados ao grupo.
