A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), Maria Caroline Fleury de Lima, esteve com deputados da região nesta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para discutir o planejamento orçamentário para a implementação de ações da pasta.
Em entrevista ao Jornal Opção, a primeira titular da pasta, bateu o martelo: a principal missão nesse primeiro momento da gestão é resolver demandas do transporte público e mobilidade urbana da região.
“Uma prioridade muito grande é mobilidade urbana, na questão de infraestrutura, desde recapeamento a obras grandes”.
Maria Caroline Fleury
Questionada sobre a falta de orçamento da pasta, a secretária ponderou que já estão sendo traçadas metas para compor a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), de modo a incluir a previsão orçamentaria da pasta na Lei Orçamentaria Anual (LOA), ou seja, no orçamento do Estado. “A pasta faz a intermediação entre os governos federal e estadual e a Assembleia, para garantir recurso para as obras de infraestrutura”, afirma.
Outra demanda é a expansão do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia e a busca por subsídios para evitar aumentos nas passagens, ações que serão prioridades da nova pasta. A secretária busca ainda recursos no governo federal para investimentos em geração de empregos, saneamento e infraestrutura para a região do Entorno.
Recém-criada, a SEDF tem, entre suas atribuições, o assessoramento dos municípios do Entorno do Distrito Federal para tornar mais eficiente o relacionamento com órgãos estaduais e federais. No encontro, estiveram o deputado Ricardo Quirino, na posição de presidente; Dra. Zeli (União Brasil), na condição de vice-presidente; o líder do governo, Wilde Cambão (PSD); e o deputado André do Premium (Avante).
Jornal Opção