A Prefeitura de Pirenópolis, por meio da Secretaria de Cultura, promove nos dias 1º e 2 de abril o Louva Piri, um festival com música, teatro e outras atividades com temáticas que abordam a religiosidade. A programação é gratuita, com início às 18h30, na Beira Rio.
A grande estrela do dia 1º de abril é o vencedor do Grammy Latino 2019 na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, Delino Marçal. Natural de Arapoema, no Tocantins, o artista nasceu em 1986 e mora desde criança em Goiânia. Começou a cantar na adolescência, mas só lançou o primeiro álbum em 2013. Em 2015, ganhou notoriedade com o lançamento do disco “Nada Além da Graça”. Em 2018, com “Guarda Meu Coração”, faturou o Grammy. Dentre suas músicas mais conhecidas estão “Deus é Deus”, “Que amor é esse” e “Sonho Grande”.
No dia 2 de abril é a vez de Diego Fernandes animar a noite com seu repertório de músicas católicas. Cantor, compositor e escritor, ele viaja o país com o #EvangelizaShow, que mistura rock, reggae e worship. Natural de Itajaí, em Santa Catarina, ele nasceu em 1982, é casado e pai de três filhos. Recentemente, recebeu quatro prêmios no Troféu Louvemos ao Senhor: Melhor Intérprete, Cantor Solo do Ano, Melhor Álbum Rock e Melhor álbum do Ano.
Orquestra nas igrejas
Entre os dias 8 e 12 de abril, as igrejas de Pirenópolis recebem o evento Orquestra nas Igrejas. No dia 8/4, a apresentação fica a cargo da Orquestra Filarmônica de Goiás, às 20h30, na Igreja Matriz. No dia 9/4, às 20h30, a Igreja do Carmo conta com a apresentação de Música de Câmara, com Mley Nascimento, Leila Ollaik e Lucas Nascimento.
Já o Coral Nossa Senhora da Penha se apresenta no dia 11/4, às 20h30, na Igreja do Bonfim. Fecha a programação no dia 12/4, o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário, às 20h30, na Igreja Matriz.
Festas, religião e tradição
Pirenópolis é um município de grande vocação religiosa, tanto que se destaca cada vez mais dentre os destinos turísticos com este cunho. O Louva Piri abre as festividades que dão início à programação da Semana Santa, que começa no dia 8 de abril com uma série de procissões até chegar no ápice das festividades religiosas cristãs, dentre elas a Sexta-feira da Paixão (15/4), o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa (16/4).
O encerramento da Semana Santa, no domingo, também é o início oficial da principal festa pirenopolina: A Festa do Divino e as Cavalhadas, que vão sendo preparadas para as grandes manifestações que este ano ocorrerão entre os dias 5 e 7 de junho.