Inaugurada ampliação do abastecimento de água da Grande Goiânia

Daniel Vilela inaugura ampliação do sistema de abastecimento de água por meio da obra Conexão Cristina (Foto: André Saddi)

Para fortalecer a segurança hídrica da Região Metropolitana de Goiânia, o vice-governador Daniel Vilela inaugurou, nesta segunda-feira (22/9), a ampliação do sistema de abastecimento de água por meio da obra Conexão Cristina.

Com investimento de cerca de R$ 72 milhões, a nova infraestrutura irá reforçar o abastecimento de diversos bairros da capital e de Aparecida de Goiânia.

A obra contempla a implantação do Booster João Leite, composto por um reservatório de 10 milhões de litros e 5,3 quilômetros de adutora em aço carbono, com controle totalmente automatizado. A infraestrutura conecta o Sistema João Leite ao Centro de Reservação Vila Cristina, permitindo que a água captada no Ribeirão João Leite reforce áreas do Norte ao Sudoeste da capital e regiões do Noroeste de Aparecida.

Com capacidade de operar até 2.124 litros por segundo, o novo sistema permite que o João Leite e Meia Ponte funcionem de forma integrada e intercambiável

“Esse investimento garante segurança hídrica não apenas para Goiânia, mas também para municípios vizinhos. Estamos pensando no crescimento diário da região metropolitana e em como enfrentar os períodos de estiagem com tranquilidade”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela.

Água tratada

Com capacidade de operar até 2.124 litros por segundo, o novo sistema permite que o João Leite e Meia Ponte funcionem de forma integrada e intercambiável. Isso amplia a flexibilidade operacional, possibilitando, por exemplo, que o Sistema Meia Ponte seja aliviado do atendimento de áreas mais distantes, liberando capacidade para reforçar o abastecimento em regiões como o Noroeste de Goiânia, além de Goianira e Trindade.

Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a entrega é um marco. “É uma obra de grande porte, pensada para o futuro e para os desafios climáticos. Hoje temos uma estrutura capaz de bombear mais de 2 mil litros por segundo, garantindo o equilíbrio e a estabilidade do abastecimento em Goiânia e na região metropolitana”.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou que a intervenção é mais uma garantia de tranquilidade para a população. “Essa é uma obra fundamental. Poderia até ter sido postergada, mas foi realizada com visão de segurança. Isso nos dá a certeza de que Goiânia não vai sofrer com falta de água nos próximos anos”, enfatizou.

Recentemente, Goiânia recebeu o Prêmio Casos de Sucesso 2025, concedido pelo Instituto Trata Brasil, que reconheceu a capital como a melhor do país no Ranking do Saneamento 2025, superando Curitiba e São Paulo. Entre os destaques estão a universalização do atendimento com água tratada e esgoto, além do menor índice de perdas na distribuição: 11,18%.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias