Uma das aulas no Cead: preparo de arroz integral colorido e brigadeiro de chuchu (Foto: Thalita Braga/ Idtech)
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG retomou, na quarta-feira (6), as atividades da cozinha experimental do Centro Estadual de Atenção ao Diabético (Cead). A primeira ação foi uma aula sobre como preparar arroz integral colorido e brigadeiro de chuchu, com a nutricionista Anayse Amorim. Ela destaca que o objetivo das aulas é justamente promover a educação nutricional e incentivar os pacientes a comerem melhor.
“Com uma alimentação mais saudável, visando ao controle da glicemia, os pacientes diabéticos passam a ter uma qualidade de vida melhor. A regra é comer alimentos naturais e, com isso, reduzir o consumo dos açúcares e dos alimentos industrializados, ricos em gordura”, afirma. Anayse pontua ainda que, com a pandemia, muitos pacientes acabaram deixando a dieta de lado e que as aulas serão essenciais para ajudá-los a retomar hábitos mais saudáveis.
Divino de Jesus Batista é paciente do Cead há cinco anos e faz acompanhamento com endocrinologista periodicamente. Para ele, a aula sobre alimentação foi muito boa. “Além de tirar minhas dúvidas com a nutricionista, também aprendi duas receitas novas para incluir na minha alimentação.”
Quem também aprovou as novas receitas foi a Ana Patrícia. Ela conta que já frequenta o Cead há três anos e que esta foi sua primeira aula na cozinha experimental da unidade do Governo de Goiás. “Gostei muito desse momento na cozinha com a nutricionista, porque desse jeito a gente acompanha passo a passo como se faz cada prato. Estou curiosa para experimentar o brigadeiro de chuchu”, disse.
Devido à pandemia, os pacientes não puderam degustar os pratos no local, mas todos receberam uma porção de cada preparo para saborearem em casa. Além disso, cada um recebeu uma receita impressa para ajudar na hora de fazerem os pratos em casa. Na próxima quarta-feira (13), os pacientes retornam para uma nova aula de alimentação saudável.
Fonte: Portal Goiás