Ao contribuir para a governança de projetos de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, SGG encerra o ano com entregas nas mais diversas áreas que vão da Educação, Ciência e Tecnologia ao Turismo e Cultura
Criada na atual gestão, a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), sob o comando secretário-geral Adriano da Rocha Lima, tem a missão de promover a governança dos projetos considerados prioritários pelo Governo de Goiás, elencados pelo próprio governador Ronaldo Caiado, nas mais diferentes áreas. Para isso, sua equipe multidisciplinar é dedicada a fazer a interlocução com as demais secretarias, autarquias e fundações públicas, bem como com a iniciativa privada, na busca por soluções eficientes, econômicas e coordenadas para atingir os objetivos tidos como essenciais para a evolução do Estado.
Ao somar esforços com os demais órgãos públicos, a SGG tem contribuído para a implantação e reformulação de políticas públicas que impactam diretamente na vida dos goianos, promovendo oportunidades, melhoria da qualidade de vida, e melhor gestão dos recursos públicos.
“Quando você atua de forma ampla e coordenada com todos os interessados para que os projetos saiam do papel, fica mais fácil avançar e destravar pontos importantes para a consolidação dos projetos. E a SGG teve um ano de muito trabalho que culminou em entregas significativas como: a instalação dos laboratórios de robótica na rede estadual; a implantação de um programa de incentivo à leitura coordenado por um dos pensadores de maior destaque da atualidade; a ampliação do polo logístico de Anápolis com a instalação de uma agência empresarial dos Correios no Daia e as tratativas para trazer todo o complexo de Distribuição da empresa pública para Goiás; a venda altamente lucrativa da Celg Transmissão; entre outras conquistas que estão moldando o cenário goiano pela modernidade e pelo cenário de oportunidades que levam à emancipação econômica dos cidadãos”, pontua o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima.
Para o subsecretário da pasta, Leonardo Saad, as ações de governança estabelecidas permitem que mais especialistas pensem conjuntamente nas soluções necessárias para a implantação dos projetos. Uma área específica de captação e gestão de recursos que atua dentro da SGG também permite buscar com fundamentos e propostas sólidas os recursos existentes na União. “Para que saiam do papel, os projetos demandam dois importantes requisitos: disponibilidade de recursos, e atendimento aos trâmites legais e operacionais que a coisa pública requer. Nossa equipe cuida de todos os pontos, oferecendo as bases necessárias às demais secretarias para que desenvolvam seus projetos no menor tempo hábil e com recursos que garantam sua implantação”, argumenta Saad.
Em 2021, foram promovidas inúmeras entregas coordenadas pela pasta. Acompanhe a seguir os principais avanços alcançados.
Lançamento do Código de Ética e conduta profissional do Servidor Público
Elaborado em uma parceria entre a SGG e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o novo código de ética do servidor público estadual é fruto de uma consulta pública realizada pela internet, onde o cidadão goiano pôde opinar sobre suas expectativas de atendimento ofertadas pelo servidor público. Desse estudo, resultou o código que contempla 102 qualidades desejadas; 50 comportamentos esperados; 74 ações indesejadas e 65 comportamentos a serem evitados. O seu lançamento, em abril, contou com a participação do filósofo Clóvis de Barros Filho, que elogiou a forma como o governo optou por desenhá-lo, ao conferir à população o direito de opinar sobre suas expectativas de atendimento do servidor público.
Programa Leitura Todo Dia
Uma parceria firmada entre a SGG, a Secretaria de Educação (Seduc) e o Instituto Ética permitiu levar para dentro das escolas da rede estadual de ensino um curso extra curricular de estímulo a leitura de obras clássicas do pensamento humano. Utilizando recursos tecnológicos e didática de gamificação, os jovens do ensino médio participam da leitura guiada de obras que ajudaram a moldar a sociedade moderna, tendo como autores Aristóteles, Platão, entre outros pensadores. Além disso, recebem uma aula virtual ao término de cada obra, conduzida pelo filósofo Clóvis de Barros Filho.
Laboratórios Include
A SGG e a Seduc, juntamente com Instituto Campus Party, estão conjuntamente empenhadas em inserir a modernidade na rede estadual de ensino, ao promoverem a implantação de laboratórios de robótica e programação na rede estadual de ensino. Os primeiros seis Laboratórios Include foram instalados em Goiás, priorizando inicialmente as áreas consideradas de menor desenvolvimento em todo o Estado: o entorno do Distrito Federal e a região Nordeste de Goiás.
Atualmente, eles estão em funcionamento em Goiânia (dois), Luziânia, Valparaíso, Alto Paraíso e Cavalcante. Nestes laboratórios, estudantes de 12 a 19 anos são instruídos a pensar e desenvolver programas por meio do contato com impressora 3D, drones, placas de arduíno, entre outros equipamentos necessários para permitir o seu ingresso no universo da programação e da inteligência artificial. Eles também recebem orientações sobre empreendedorismo, para conseguirem aplicar esse conhecimento na viabilidade de suas ideias.
Lançamento do Hospital do Câncer
Por meio da articulação da SGG, em maio deste ano foram concluídas as tratativas para doação por parte da Embrapa ao Governo de Goiás, de uma área de 136,4 mil metros quadrados, que vai abrigar o futuro Hospital do Câncer de Goiás. A primeira unidade de saúde pública especializada no atendimento de pacientes diagnosticados com a doença.
A área, localizada ao lado da Ceasa, foi vistoriada pelo governador Ronaldo Caiado, na companhia do secretário Adriano da Rocha Lima. A unidade contará com espaços para internação, ambulatório, recuperação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, parte robótica, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e também áreas para abrigar familiares dos pacientes que estiverem em tratamento e que residam em outros municípios.
Agência Empresarial dos Correios no DAIA
Anápolis ganhou um importante reforço logístico ao contar com a instalação de uma Agência Empresarial dos Correios, no Distrito Agroindustrial de Anápolis. Essa é a primeira das ações coordenadas pela empresa pública que visa transferir para a cidade goiana o seu centro de distribuição, hoje localizado em Brasília, e atuando com sua capacidade máxima de operação, bem como o terminal de cargas dos Correios.
A agência dos Correios no Daia ocupa 1100 metros e oferece os serviços de coleta, separação e distribuição de mercadorias para uma área ou região especifica, garantindo mais agilidade e otimização dos custos. Ela também conta com consultoria especializada sobre e-commerce.
Plataforma Expresso
A Plataforma Expresso, desenvolvida pelas secretarias de Administração (Sead) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Casa Civil, sob coordenação da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), trouxe para um ambiente virtual único os serviços ofertados pelo Governo de Goiás, posicionando o estado entre os dez com maior digitalização de serviços da atualidade.
Sua característica democrática, acessível e moderna conferiu ao Estado assumir a sétima posição no ranking de estados com maior digitalização de serviços, segundo levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-Tic). Antes de seu lançamento, Goiás sequer figurava entre os dez primeiros do ranking.
Disponibilizado via aplicativo, terminais de autoatendimento e sitio virtual, o Expresso pode ser acessado por todos que tenham acesso à internet, indiscriminadamente, e necessitem ter acesso a serviços governamentais, do conforto de suas casas. A demanda reprimida pelo programa era tamanha que em seu primeiro mês de lançamento foram contabilizados 100 mil acessos à plataforma e 14 mil downloads do aplicativo.
Programa AgreGo
Elaborado em uma parceria entre o Governo de Goiás e as entidades do setor produtivo, capitaneadas pela Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado (Adial), o programa AgreGo vai resultar em um plano de desenvolvimento focado no fortalecimento do setor, a ser executado nos próximos dez anos (2021-2030). Mais de 50 empresas estão participando solidariamente do mapeamento de cenário conduzido pela Magno Consultoria, responsável por conduzir o estudo. O AgreGO busca estruturar de maneira sustentável os avanços necessários ao setor produtivo, como forma de alavancar o crescimento industrial no Estado, o incremento tecnológico e a geração de emprego e renda.
Lançamento do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária
Contando com a articulação da SGG, o Governo de Goiás e o Ministério da Infraestrutura assinaram em Julho deste ano um Memorando de Entendimento (MoU) para a instalação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), na cidade de Anápolis. Uma iniciativa inédita em toda a América Latina, visto que até o presente momento essa porção continental não detinha um ambiente específico para a elaboração de pesquisas e implementação de inovações no modal ferroviário.
A unidade de excelência será instalada no Centro de Convenções de Anápolis, que está localizado próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e à ferrovia Norte-Sul. Iniciativa semelhante a essa só encontra similaridade na cidade de Memphis, nos EUA, considerada o principal hub logístico da América do Norte. O centro já nasce como referência no desenvolvimento tecnológico ferroviário.
O espaço será uma unidade de testes acelerados e de padronização de tecnologia ferroviária, com o desenvolvimento de pesquisas e a realização de treinamentos para contribuir para o melhor desempenho da malha ferroviária de todo o país. No local, projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários serão concebidos, prototipados e testados.
Expedição Caminho de Cora Coralina
Em uma iniciativa inédita no Governo de Goiás, a SGG e a Goiás Turismo se uniram para promover uma expedição pelo Caminho de Cora Coralina, uma trilha de longo curso que une as cidades de Goiás a Corumbá, passando por inúmeras belezas naturais tendo o Cerrado como pano de fundo, e marcos históricos como a Cruz do Chico Mineiro e as ruínas de Ouro Fino.
A expedição contou com a participação especial do ultramaratonista Márcio Villar, que na ocasião foi declarado embaixador do caminho a pé. Ao percorrer os 300 quilômetros do percurso, foram promovidas diversas ações sociais pelos municípios que encontram-se na rota da trilha.
Em um segundo momento, o ultramaratonista Márcio Villar retornou ao Estado para se tornar o primeiro atleta a percorrer os caminhos de Cora Coralina e dos Veadeiros, em uma única trajetória. Foram 22 dias para percorrer mil quilômetros que ligam por estradas vicinais a Cidade de Goiás a Cavalcante, no nordeste goiano.
Venda da Celg Transmissão
Em leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, na quinta-feira (14/10), o Governo de Goiás concluiu a venda da Celg Transmissão no valor de R$1,977 bilhão, arrematado pela empresa controladora da Pequena Central Hidrelétrica, a EDP Energias do Brasil. O montante representa um ganho de 80,10% de ágio sobre o valor inicial sugerido, que era de R$1,977 bilhão. O governador Ronaldo Caiado elaborou projeto de Lei que está em votação na Assembleia Legislativa para reverter o valor arrecadado com a venda da Celg T para sanar o déficit previdenciário estadual, e conceder isenção de tributação a todos os pensionistas, a partir do valor de R$3 mil reais.
Reinaguração do Teatro Escola Basileu França
Ao investir R$6 milhões na modernização e requalificação do Teatro Escola Basileu França, o equipamento cultural foi entregue à população com a promoção do musical 7X Pecado – Broadway in Concert, oferecido em quatro sessões gratuitas, que movimentaram um público de mais de 1500 pessoas.
Fonte: Portal Goiás