Estudantes de balé da EFG Basileu França acumulam mais de 17 prêmios em competições nacionais e internacionais no segundo semestre de 2025 (Foto: Secti)
Estudantes de balé da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, instituição pública mantida pelo Governo de Goiás, conquistaram 17 prêmios no YAGP-Brasil e no The Fonteyn. Os eventos foram realizados, respectivamente, nos meses de setembro e outubro deste ano na cidade de São Paulo.
Além disso, o grupo ainda alcançou a marca de 18 nomeações para a participação das duas principais competições de dança do mundo. O Prix de Lausanne na Suíça e o YAGP (Youth America Grand Prix) nos Estados Unidos, no ano que vem. O Estado de Goiás terá a maior delegação brasileira.
Para o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Neto, as premiações representam o avanço da política pública desenvolvida pelo governo estadual, com foco no investimento na internacionalização de talentos goianos.
“As conquistas da Cia Jovem Basileu França mostram que Goiás está preparado para competir no mais alto nível internacional. Nosso compromisso é criar oportunidades para que talentos goianos possam se desenvolver, circular pelo mundo e representar o estado em palcos de excelência. Cada prêmio e cada bolsa de estudo internacional conquistada reafirmam que investir em educação, arte e ciência transforma vidas e projeta Goiás para o futuro”, ressalta.
A política de internacionalização mencionada pelo secretário integra ações estratégicas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o programa Goiás pelo Mundo. A ação oferece apoio e formação para que estudantes, pesquisadores e artistas goianos ampliem sua atuação em ambientes globais.
Prêmios
Os prêmios mais recentes foram conquistados pelas bailarinas Valentina Toscani e Yasmin Lopes. Eles alcançaram o segundo e o terceiro lugar no Concurso Internacional de Ballet Margot Fonteyn (The Fonteyn). Os eventos são os mais importantes da centenária Royal Academy of Dance.
Sediada pela primeira vez em São Paulo, de 11 a 19 de outubro, a competição atraiu dezenas de jovens bailarinos de mais de 10 países, onde puderam participar de aulas e treinamentos. A decisão do júri foi anunciada no dia 22 de novembro, dois dias após a grande final.
Já em setembro, a Cia Jovem Basileu França fez história na grande final brasileira do YAGP (Youth America Grand Prix) alcançando a marca de 15 prêmios em categorias individuais, duetos e conjuntos.
Na competição se destacaram os bailarinos Nicolas Librais e Martina Sánchez que foram laureados como os melhores dançarinos nas categorias “Junior” e “Senior”.
O YAGP-Brasil além de conceder os títulos aos dançarinos brasileiros, funciona como seletiva para a fase internacional que acontece no próximo ano, em Houston, nos Estados Unidos.
Prix de Lausanne
A Cia Jovem Basileu França garantiu, também, sua participação no Prix de Lauseanne do próximo ano, na Suíça. O evento é considerado por especialistas do gênero como o “Oscar” da dança.
Nesta edição, a EFG Basileu França será representada pela bailarina, Matina Sánchez. Ela chegou à companhia de dança em 2023, e desde então, vem se destacando em diversas competições do Brasil e do mundo.
Neste ano, Martina subiu ao posto mais alto do pódio, ao lado do partner Marcus Rufino, na categoria Sênior pas de deux, no Youth American Grand Prix (YAGP), onde foi considerada uma das 12 melhores bailarinas daquela competição.
Cia Jovem Basileu França
Desde 2023, a Cia Jovem Basileu França conquistou mais de 50 prêmios. Foram dois no Prix de Lausanne (2023 e 2024), nove no Youth America Grand Prix (2023-2025) e 43 no Festival de Dança de Joinville em três edições, incluindo o tricampeonato consecutivo de Melhor Grupo.
O Cia Jovem Basileu França integra o núcleo de dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade de ensino profissionalizante ligada à Secti e desde 2021, que é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
