Fabricio Amaral, novo presidente do Fornatur para o biênio 2021/2023. (Foto: Goiás Turismo)
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, assumiu a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo para o biênio 2021/2023. O Fornatur é responsável por deliberar sobre os temas importantes do Turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na preparação e na implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.
A posse de Fabrício Amaral ocorreu durante a 102ª Reunião Ordinária da entidade, na tarde desta quinta-feira (09), com a presença de todos os secretários de turismo do país, em Bonito (MS). Na pauta, esteve o polêmico “passaporte internacional da vacina”. O setor tem se manifestado como “amigo da vacina”, defendendo a imunização em massa para a retomada segura das viagens. Os secretários discutiram, também, a criação de um movimento nacional pelo fortalecimento do turismo.
Pautas
Mais de 15 secretários e dirigentes debaterão outros temas como: a nova Portaria do Ministério do Turismo que fala sobre a Regionalização do Turismo, da qual o Fornatur se declara contrário à mudança de prazo do remapeamento a cada 3 meses; a assinatura de importante parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) na presença do presidente da entidade, Eduardo Sanovicz. A proposta é que a ABEAR proporcione passagens aéreas, por meio das secretarias de turismo, para que os estados façam promoções e divulgações de seus destinos.
Na reunião, será discutida ainda uma parceria do Fornatur com o ‘Vai Turismo’, que é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).
Além dos debates, os secretários e dirigentes de turismo nacionais farão visitas técnicas a atrativos do destino, para conhecerem as práticas de controle de capacidade de carga, conservação do meio ambiente, vendas e também para terem a experiência das belezas naturais únicas no melhor destino de ecoturismo do Brasil. A programação acontece até o próximo domingo (12/12).
Eleição
Escolhido, durante reunião realizada em outubro, em chapa de consenso composta em sua maioria por mulheres, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, vai dirigir entidade de dezembro de 2021 a dezembro de 2023.
O novo presidente do Fórum destacou a afinidade entre os novos diretores e que todos estão conscientes de que o Turismo ainda vai enfrentar em 2022 um ano complicado. “Sabemos que não existe milagre! Existe trabalho, governança e humildade para ouvir”, disse Fabrício. E ressaltou: “É uma vontade e uma grande honra representar vocês, o grupo de pessoas que têm capacidade de mudar o Turismo do País. E se a gente acreditar nisso, podemos fazer, de mãos dadas”.
Fonte: Portal Goiás