Evento cultural com acessibilidade promove a inclusão de pessoas cegas e surdas

Com tradutor de libras para visita guiada da exposição, monitores tradutores para apoio nas diversas atividades gratuitas oferecidas pela Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos e, ainda, mostra de cinema de animação com audiodescrição e legendas descritivas garantem a diversão para pessoas cegas e surdas no GIBIRAMA. Evento é gratuito

O GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos, que acontece de 6 a 9 de outubro, na Vila Cultural Cora Coralina, realiza atividades com acessibilidade para pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual, como o Daltonismo ou a Baixa Visão, e surdas.

Dentre a programação da Feira que inclui acessibilidade está o tour guiado com tradutor de libras da exposição de arte Shimamoto: Mestre do Quadrinho Brasileiro e a Mostra de Cinema de Animação com Acessibilidade, com audiodescrição, libras e/ou legendas descritivas (a programação completa da mostra de animação segue ao final do texto).

O destaque da programação da mostra de animação é a exibição do longa-metragem “A Cidade dos Piratas” (Direção de Otto Guerra/ 90’/ 2018/ Porto Alegre – RS), inspirado nos quadrinhos de Laerte, conta com a cartunista no elenco, assim como com Matheus Nachtergaele e Marco Ricca.

Além disso, o GIBIRAMA contará com monitor apto para traduções em libras para pessoas que necessitem desse apoio para conhecer as atrações da feira. Outra iniciativa dos organizadores é o cuidado com o formato das informações nas divulgações feitas por meio do Instagram @mmarte_producoes. “Nossas postagens são inclusivas e utilizam dos recursos de acessibilidade propostos pelo movimento #PraCegoVer”, informa Márcia Deretti, uma das organizadoras do evento.

Realizado pela MMarte Produções com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, o GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos abre às 11 horas e segue até às 20 horas, todos os dias, até o dia 9 de outubro. A entrada é franca.

 

Conheça a programação da a Mostra de Cinema com acessibilidade

A classificação etária das animações está disponível no site www.gibirama.com

 

06/10/2022 (quinta-feira) – 11h – Mostra com Acessibilidade do Dia Internacional da Animação (libras, audiodescrição e legendas descritivas)

 

Piconzé; Dir. Ype Nakashima; 01 min; 1972; São Paulo – SP

No pequeno vilarejo conhecido como Vila do Vale Verde vivem três grandes amigos: o jovem Piconzé, o papagaio Papo e o porco Chicão. Os três levam uma vida pacata e sossegada na pequena comunidade onde moram, mas, certo dia, tudo muda: Bigodão, um famoso bandido da região, ataca a cidadezinha e sequestra Maria, namorada de Piconzé, forçando os três amigos a partir em uma aventura cheia de perigos e emoções para resgatar a moça e derrotar Bigodão.

O Homem na Caixa; Dir. Ale Borges, Alvaro Furloni e Guilherme Gehr; 19 min; 2018; Rio de Janeiro – RJ

Preso há décadas em uma prisão de segurança máxima, um velho mágico-escapista tenta reviver os seus dias de glória, colocando em prática um plano de fuga perfeito, mas também muito arriscado.

Millie; Dir. Israel Dilean; 05 min; 2017; Belo Horizonte – MG

 Um monstro nascido da briga de um casal entra no quarto da filha deles para atacá-la, mas seu urso de pelúcia faz o que pode para protegê-la.

Insone; Dir. Débora Pinto e Breno Guerreiro; 02 min; 2018; Osasco – SP

Dois irmãos estão brincando em seu quarto usando diferentes roupas e itens imaginários numa luta interminável que transcende tempo e passa de mundo em mundo.

Trip; Dir. Péricles Ianuch; 2min; 2018;

Um rapaz entediado tem uma viagem que vai mudar sua vida.

La Loba; Dir. Julia de Macedo Nicolescu; 03min; 2017; Rio de Janeiro – RJ

Em meio a um deserto escaldante, uma velha xamã se prepara para um misterioso ritual recolhendo ossadas. Baseado no conto de Clarissa Pinkola Estés.

8 Patas; Dir. Fabrício Eduardo Rabachim, Gabriel Barbosa, Pietro Leonardo Nichelatti Nicolodi; 02min; 2018; São Paulo – SP

Ao receber uma visita inesperada, Beatriz se vê dentro de seu pior pesadelo. A aparição de uma pequena aranha transforma o conforto de seu lar em uma sucessão de desventuras, que provará que o maior perigo a enfrentar é o seu próprio medo.

Um Conselho Animador; Dir. Thiago Calçado; 37seg; 2018;

Um conselho para meus filhos.

Torre; Dir. Nádia Mangolini; 18min; 2017; São Paulo – SP

Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.

07/10/2022 (sexta-feira) – 14h – FESTIVAL MMARTE (mostra com legendas descritivas).

O Retrato do Mal; Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti; 09 min; 2021; Goiânia – GO

Por séculos muitos artistas têm sido vaidosos, arrogantes e pretensiosos. Mas ninguém como Gascon, que dedicou toda a sua existência à procura da obra-prima do horror. Baseado nos quadrinhos de Jayme Cortez.

 O Ogro; Dir. Márcio Jr. & Márcia Deretti; 8 min; 2011; Goiânia – GO

Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.

O Evangelho Segundo Tauba e Primal; Dir. Márcia Deretti & Márcio Jr.; 11 min; 2018; Goiânia – GO

“O Evangelho Segundo Tauba e Primal” parte da revolta do personagem Tauba com a violência e o caos da metrópole. Como alternativa, ele cria e realiza o projeto de uma cidade ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Movido pela inveja, Primal desenvolve sua própria versão da cidade-robô de Tauba. O curta é uma alegoria sobre o embate contemporâneo entre duas perspectivas antagônicas acerca da vida e da sociedade, onde são abordadas questões como o radicalismo, a incapacidade de diálogo e a segregação de um mundo dividido por muralhas.

 A Última Encruzilhada da Terra; Dir. Fabrício de Castro; 19 min; 2019; Goiânia – GO

Um músico lutando por sua carreira enfrenta um grande dilema: apostar no amor ou vender sua alma?

A Noiva do Coelhinho; Dir. Rafael Franco; 11 min; 2016; Goiânia – GO

Maria José tem muito medo do Coelho que visita a sua horta. A mãe diz que ela deve enfrentá-lo. Adaptação lisérgica do conto homônimo dos Irmãos Grimm, o curta fala sobre violência doméstica, abuso infantil e cárcere privado.

08/10/2022 (sábado) – 14h – LONGA-METRAGEM com acessibilidade e presença do diretor de arte Eloar Guazzelli.

Até que a Sbórnia nos Separe; Dir. Otto Guerra, Ennio Torresan; 93 min; 2013; Porto Alegre – RS

Elenco: André Abujamra, Hique Gomez, Otto Guerra, Leandro Lefa, Nico Nicolaiewsky, Caio Pereira, Jéferson Rachewsky, Arlete Salles, Fernanda Takai; Produção: Marta Machado; Música: André Abujamra, Hique Gomez, Nico Nicolaiewsky; Direção de arte: Eloar Guazzelli Filho, Pilar Prado.

Sbórnia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro que não permite o contato com os vizinhos. Um dia, no entanto, um acidente leva à queda da construção, e logo os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos. Dois músicos locais, Kraunus e Pletskaya, observam as reações de seus conterrâneos: enquanto alguns adotam rapidamente a cultura estrangeira, outros preferem reafirmar as tradições sbornianas e resistir ao imperialismo.

09/10/2022 (domingo) – 14h – LONGA-METRAGEM com acessibilidade

A Cidade dos Piratas; Dir. Otto Guerra; 90 min; 2018; Porto Alegre – RS

Elenco: Laerte Coutinho, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca; Produção: Marta Machado, Elisa Rocha.

Inspirado nos famosos quadrinhos da cartunista Laerte. A história mescla a jornada de transição da artista e do diretor, que encara a morte após ser diagnosticado com câncer. Cria-se, então, um abismo entre ficção e realidade. Um diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa-metragem: a autora de “Os Piratas do Tietê” começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

SERVIÇO

GIBIRAMA – FEIRA GOIANA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Data: De 6 a 9 de outubro

Horário: Das 11h às 20h

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23 equina com a Rua 3, Centro.

Entrada franca

 

 

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias