Mais de mil alunos da rede pública da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal participam, a partir desta quinta-feira (20/11), da Campus Party Goiás 5, realizada no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A ação do Governo de Goiás é promovida pela Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o objetivo de democratizar o acesso de jovens à ciência, tecnologia e inovação. Esta é a terceira vez que estudantes da região participam do evento, que segue até sábado (22/11).

Neste ano, são 1.084 participantes, incluindo alunos da Escola do Futuro. Todos terão acesso às atividades da feira, como oficinas, palestras, experiências imersivas, áreas de robótica, games e espaços de inovação. Para viabilizar a participação, a SEDF oferece transporte, lanche, almoço e, pela primeira vez, camisetas exclusivas, sem custo para as famílias. Para muitos é o primeiro contato com um grande evento de tecnologia.

Os estudantes são de Águas Lindas de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás e Formosa.

Entre os participantes, a estudante Hayara Handara, da Escola Albert Einstein, de Planaltina de Goiás, espera que o evento traga várias surpresas. “Eu não sabia exatamente como era, mas estou com expectativa boa e espero aprender muito aqui”, disse. Ela contou que seu curso é técnico em empreendedorismo, mas acredita que a feira também contribui para sua formação.

O professor Rodrigo Botelho, da mesma escola, reforçou a importância da vivência: “É a primeira vez que participamos. É um espaço de inovação e tecnologia que os meninos podem aproveitar bastante”.

Já Viviane Viana, aluna do 2º ano do ensino médio, destacou o impacto da experiência para o seu futuro profissional. “Quero buscar inovação. Pretendo trabalhar com tecnologia na área da saúde para ajudar as pessoas e salvar vidas. A estrutura daqui é impressionante”, afirmou.

O secretário do Entorno, Pábio Mossoró, ressaltou o impacto da iniciativa. “A participação na Campus Party permite que esses alunos conheçam projetos, troquem experiências e tenham contato direto com tecnologia e inovação”, afirmou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, avalia que a presença dos jovens do Entorno fortalece o alcance das ações do Estado. “A Campus Party é o evento no qual o Governo de Goiás consegue mostrar um pouco de tudo o que temos feito para dar oportunidades nas áreas de tecnologia e inovação. A presença de pessoas de todas as regiões, principalmente do Entorno, é essencial para que essas políticas públicas cheguem a quem precisam chegar”, disse.

A organização da participação dos estudantes é conduzida pela Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da Secretaria do Entorno. A Campus Party reúne entre seu público jovens de todo o país e cria um ambiente voltado ao desenvolvimento de ideias e aprendizado em tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. A presença dos alunos do Entorno os insere nesse universo e fortalece o acesso a oportunidades formativas.