Os governos de Goiás e do Distrito Federal, com anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), avançam na criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (CIRME), que será responsável pela gestão do transporte semiurbano entre os dois estados.
A medida ocorre após a União comunicar oficialmente, no final de agosto, que não participará da gestão compartilhada do transporte na região. Diante disso, a proposta inicial foi reformulada e, desde então, Goiás e DF vêm realizando reuniões semanais com a ANTT para definir os parâmetros do novo modelo. A expectativa é que o protocolo de intenções seja assinado até o fim deste mês.
Modelo de referência
O formato em discussão tem como referência o sistema metropolitano de Goiânia, que opera com governança compartilhada e subsídios aplicados tanto em investimentos quanto na manutenção da tarifa.
Participação dos governos
No Distrito Federal, participam da elaboração do projeto a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e a Secretaria Extraordinária do Entorno. Já por parte de Goiás, estão envolvidos a Secretaria-Geral de Governo, por meio da Subsecretaria de Transportes, e a Secretaria de Estado do Entorno do DF.