Governador presta última homenagem ao ex-procurador Joel Sant’Anna Braga (Foto: Romullo Carvalho)
O governador Ronaldo Caiado prestou última homenagem na manhã desta terça-feira (9/9) ao ex-procurador de Justiça e ex-secretário de Estado Joel Sant’Anna Braga. O velório foi realizado no cemitério Parque Memorial, em Goiânia.
Braga faleceu aos 95 anos, por causas naturais. Em razão da morte, o Estado decretou luto oficial de três dias. Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, o governador destacou a dedicação de Joel Braga ao serviço público.
“Foi uma pessoa que deixou uma história linda. Como promotor, já havia construído um legado em um tempo em que não existia uma política de apoio às pessoas mais carentes e humildes em Goiás. Ele não se limitou a despachar ou determinar, mas assumiu para si o processo de transformar a realidade”, destacou Caiado.
“Seus dois filhos que herdaram essa tradição dele. Todos os dois em pastas importantes [no meu governo] e com performance excelente à frente dos cargos que ocupam”, acrescentou ao citar o secretário de Indústria e Comércio, Joel Santana Braga filho, e o presidente da Agência Goiana de Habitação, Alexandre Baldy.
Também presente na despedida, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância de Joel Braga para Goiás, lembrando sua ligação histórica com a família e o MDB.
“No governo Iris Rezende, criou a primeira fundação de amparo social do Estado, que antecedeu a OVG [Organização das Voluntárias de Goiás]. Já na gestão do meu pai, Maguito Vilela, foi responsável por programas importantes, como o Aprendiz do Futuro, que hoje beneficia quase 10 mil jovens goianos. Ele deixa uma história impactante e de muito serviço prestado a Goiás”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, também acompanharam o velório.
Trajetória
Natural de Santa Branca (SP), durante mais de três décadas Joel Braga atuou no Ministério Público de Goiás, destacando-se no combate à exploração sexual infantil e na recuperação de crianças em situação de rua.
Foi idealizador da Fundação da Criança do Estado de Goiás, marco na formulação de políticas públicas voltadas à proteção infantojuvenil. Além da carreira jurídica, fundou e presidiu o Grupo Espírita Regeneração e também ajudou a construir o Cemitério Parque Memorial.
Joel deixa a esposa, Eulina Baldy de Sant’Anna Braga e cinco filhos: Joel Sant’Anna Braga, Alexandre Baldy, Millene Braga, Adriano Baldy e Márcia Braga, além de netos e bisnetos.
Fonte: Portal Goiás