Alunos da Escola do Futuro de Santo Antônio do Descoberto apresentam aplicativo de mobilidade urbana criado para facilitar vida dos moradores da região (Foto: Arquivo)
Os estudantes Lucas Carneiro (17), Luiz Fernando (17), Gabriela Dourado (16) e Thalis da Silva (16), alunos da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Sarah Kubitschek, localizada em Santo Antônio do Descoberto, criaram um aplicativo de mobilidade urbana e apresentaram a novidade no principal evento de tecnologia e inovação do planeta: a Campus Party, durante a edição realizada em Goiás, de 15 e 19 de junho.
Os jovens foram orientados pelo professor Ciro Rockert, que, além de dar aulas na EFG Sarah Kubitschek, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), trabalha no Centro Educacional (CED) Myriam Ervilha, parceiro no projeto, e pelo programador Maurício Martins. As EFGs foram criadas pelo governador Ronaldo Caiado, em 2021, como forma de reestruturar o ensino técnico e profissionalizante do Estado.
Atualmente quatro estão em funcionamento, todas sob a responsabilidade da Sedi. Elas são administradas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), desde o ano passado, após convênio firmado entre o Governo de Goiás e a instituição de ensino superior.
Durante uma das aulas com o professor Ciro Rockert, os alunos idealizaram um aplicativo para ajudar a população a enfrentar um antigo problema de Santo Antônio e região: falta de opção de transporte e preços mais baratos do que os já praticados no mercado. Com o suporte da EFG Sarah Kubitschek, os jovens criaram o Tilary, já disponível para os sistemas Android e iOS.
Assim como os concorrentes, o app também oferece, por meio de uma plataforma digital, serviços de delivery, mototáxi e transporte particular, porém com uma taxa menor. “Atualmente, eles trabalham para levantar mais motoristas e usuários, e aumentar o número de cidades que utilizam o app, cliques de anúncios e faturamento”, detalha Ciro Rockert ao reforçar que o resultado alcançado foi possível após os alunos passarem por uma verdadeira imersão por conteúdos de empreendedorismo, códigos, ferramentas tecnológicas, teorias e metodologias usadas por grandes empresários do Vale do Silício.
“O sentimento desses jovens é de autorrealização. Eles criaram algo que vai ajudar a população, mas também os ajudará financeiramente. Eles não se veem mais apenas como estudantes; são empreendedores e têm noção disso”, completa o professor. “Lançamos o aplicativo durante a Semana das Profissões das EFGs, com a presença da comunidade”, complementa o diretor da escola de Santo Antônio, Leandro Nery. Ele conta que, além deste projeto, outros 12 devem ser desenvolvidos em parceria com o Centro Educacional Myriam Ervilha. Outra novidade, revela Nery, será a criação de um núcleo específico de desenvolvimento de aplicativo na unidade Sarah Kubitschek.
O app Tilary foi apresentado pela primeira vez na Campus Party Brasília 2022, realizada no último mês de março. A expansão de atuação prevê, para breve, os municípios de Águas Lindas de Goiás e, do lado do DF, além de Água Quente, onde já funciona, as cidades-satélites Samambaia e Recanto das Emas.
Fonte: Portal Goiás