A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) irá ministrar sete cursos gratuitos para os reeducandos do regime fechado que estão lotados nas Unidades Prisionais que compõem o Complexo Penitenciário do Distrito Federal (PAPUDA). Os cursos acontecem por meio de uma parceria entre a Funap e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com colaboração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos oferecidos são de eletricista de automóveis; pedreiro de alvenaria; aplicador de revestimento cerâmico; operador de computador; pintor de obras e padeiro. Os horários das aulas serão ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A diretora executiva da Funap, Francisca Aires acredita que ao ofertar os cursos aos apenados do regime fechado, o Sistema Penitenciário amplia a possibilidade de inserção dos reeducandos na sociedade.
“Essas parcerias com o SENAI só nos trouxeram frutos bons de uma chance de ressocialização. Os sentenciados terão a oportunidade de se formarem e futuramente, lá fora, poderem ter uma profissão digna e respeitada por todos. Nosso maior objetivo é torna-los cidadãos dignos do respeito da sociedade”, conclui.
A seleção será feita de acordo com o comportamento e tempo de pena já cumprida. Os reeducandos interessados em participar terão que procurar o agente penitenciário da unidade e informar que irá competir a uma vaga e o CPF. O início das aulas será no dia 1º de dezembro.
Fonte:Assessoria
—