Chifre político dói e deixa marcas profundas
A traição na política após as eleições sempre reflete na próxima campanha eleitoral e promete mudar o cenário da política do DF em 2026. Tem coordenador que está de sorriso aberto, mas de dentes afiados aguardando o momento certo.
Colocar titular no banco de reserva pode custar caro
A saída do ex-administrador da Candangolândia Pablo Valente foi repentina e constrangedora para uma parte do grupo do Deputado Hermeto, que usou sua rede social para agradecer o trabalho do ex-aliado. Entretanto, a publicação passou despercebida para Pablo Valente, que não aceitou o cargo no gabinete do deputado Hermeto.
Comando geral da Zonal 10
Hermeto tem hoje o comando geral das indicações das Administrações Regionais da Candangolândia: Núcleo Bandeirante, Park Way e Riacho Fundo I. Fortalecido e com muitos cargos, o deputado vem ganhando fôlego também com a destinação de emendas parlamentares para alguns institutos que prometem fomentar a economia com os recursos recebidos.
Medo da concorrência
Com bastante vínculo no meio da comunidade, o ex-administrador Pablo Valente já é citado por líderes da Candangolândia como um pretenso candidato a deputado em 2026, principal motivo do deputado Hermeto afastá-lo da Administração. Conhecedores de Hermeto citam que ele detesta concorrência.
Baixa arrecadação de impostos e a imunidade fiscal dos institutos
Com baixa arrecadação de impostos, o GDF deverá rever algumas diretrizes que deveriam encher os cofres públicos de dinheiro. Entre elas está a aplicação de recursos públicos em empreendedorismo, cultura e economia mista, por meio de Termos de Fomento firmados com instituições que têm imunidade tributária, por serem sem fins lucrativos. Em 2022 teve instituto “sem fins lucrativos” recebendo Milhões em fomento.
Cultura e turismo continuam sendo fontes queridas pelos deputados
A cultura e o turismo são importantes para a população, mas demonstram serem mais importantes para os deputados distritais, que já destinaram emendas rapidamente empenhadas para atender a projetos culturais, no entanto o quadro demonstrativo de aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares é de causar espanto. Em 2023 já foram empenhados mais de 18 milhões de emendas parlamentares na Cultura e 14 milhões no Turismo, todo esse recurso através de Termo de Fomento.
Palanque garantido
Não tem deputado bonzinho. Todos os eventos realizados com emendas parlamentares contam com a presença do deputado que destinou o recurso. Se não comparecer fisicamente, as redes sociais já dão a presença do parlamentar como garantida.
Empreender em várias áreas e destinar recurso para projetos inteligentes pode ser o canal
Entre os cursos realizados pela Secretaria do Trabalho, da Cultura e Secretaria de Empreendedorismo, a oferta é sempre a mesma: cabeleireiro, unhas de fibra, extensão de cílios, make e secretariado. Falta uma injeção de recursos para abertura de novas empresas e incubadoras de negócios.
Tem os institutos queridinhos
Institutos também têm seus apadrinhamentos fiéis na lista da transparência da CLDF. A Associação Crescer DF, por exemplo, é a queridinha do deputado Daniel Donizet (PL) que, entre 2019 e 2023, já destinou quase 7 milhões para esta associação.
Voltei
Atendendo a inúmeros pedidos, a coluna volta a esquentar o cenário político.
Cris Oliveira