Guia serve de base para o educador desenvolver atividades com as crianças
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou, na manhã desta sexta-feira (25), a 11ª edição do Caderno Guia para a Plenarinha 2023/2024. O caderno orienta o trabalho dos profissionais da educação infantil durante todo o período que antecede a Plenarinha, que esse ano vai acontecer em novembro. Nesta dia 25, é celebrado o Dia Distrital e Nacional da Educação Infantil. Dessa vez, o guia também será usado nas atividades de 2024.
O guia serve de base para o educador desenvolver atividades com as crianças, dentro do tema proposto. Ele traz textos, entrevistas e experiências de professores, além de sugestões de atividades, para subsidiar o trabalho de professores da educação infantil. Essa edição da Plenarinha, que promove o protagonismo infantil no processo pedagógico, traz o tema ”Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”.
Depois do lançamento do caderno, os docentes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) passarão por um treinamento. Ao final do segundo semestre do ano letivo, as escolas apresentam o que construíram a partir da temática.
Caderno Guia da Plenarinha 2023/2024
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que destacou o protagonismo dado às crianças no dia a dia da educação infantil. “Tudo que envolve diversidade traz um novo olhar. A primeira Plenarinha, em 2013, aconteceu num contexto de mudança de currículo. Trazer a criança para o foco central desse projeto é dar a ela o protagonismo no conteúdo ensinado. E compreender que essas múltiplas faces e identidades contribuem para o desenvolvimento saudável e integral das crianças”, destacou Hélvia Paranaguá.
Cerca de 150 profissionais da educação infantil da rede pública de ensino do DF participaram do evento. Após a abertura, foi a vez das crianças do Centro de Ensino de Primeira Infância (Cepi) Jacarandá, com turmas do berçário ao maternal II, apresentarem uma música, e em seguida, cada uma se olhou no espelho e descreveu o que via para o público.
“Eu sou Helena. Meu cabelo é cacheado e minha pele é moreninha. E você, como é”, disse uma das alunas do Maternal II. “Eu sou Maria Flor. Meu olho é preto e branco. A minha pele é clara”, disse outra criança.
A diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Beatriz Oliveira, ressaltou a importância do reconhecimento da diversidade entre as crianças. “Isso é fundamental para proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo, equitativo e enriquecedor para as crianças. Reconhecer a diversidade envolve valorizar e respeitar as diferentes origens culturais, étnicas, sociais, econômicas, de gênero, religiosas e de habilidades das crianças, bem como promover a compreensão e a aceitação das diferenças”, concluiu.