Duas mulheres fortes e determinadas ocupam importantes cargos na chapa A Esperança se Renova, que vem para concretizar a reeleição de Ibaneis Rocha, primeiro governador do Distrito Federal filho de Brasília e Piauiense de coração.
Uma delas é a deputada federal Celina Leão. Mulher que travou grandes batalhas nos governos passados, quando ocupou cargo de deputada distrital na Câmara Legislativa do DF. Celina, de família evangélica, recebeu muitas profecias que a colocavam como governadora do Distrito Federal. Em 2018, foi eleita deputada federal e logo em seguida assumiu a presidência do PP-DF. Chegou a trabalhar sua reeleição para deputada federal, mas sempre ligada às causas distritais, acompanhando diretamente o trabalho do GDF, se consolidou ao lado de Ibaneis Rocha, foi secretária de Esportes em 2020 e agora se torna candidata a vice-governadora nesta eleição, ao lado do atual governador.
Outra mulher que se destacou na política por seu caráter forte e grandes alianças e que tem as bênçãos do governador Ibaneis é Flávia Arruda. Candidata ao senado, da chapa Esperança Renovada, Flávia é a deputada federal mais bem votada do DF, se destacou na política por seu trabalho em defesa das mulheres na Câmara dos Deputados. Flávia foi a primeira mulher a presidir a Comissão Mista de Orçamentos no Congresso Nacional, mostrando sempre, na prática, que as mulheres têm tudo para se tornarem principais agentes na política e no poder público. Mais recentemente ocupou a cadeira de ministra, trabalhando ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Pela grande influência e destaque conquistou também o cargo de presidente da sigla PL no DF.
Duas mulheres que lideram partidos políticos e crescem na representatividade feminina, como referências políticas do Brasil e que não passaram despercebidas aos olhos do governador Ibaneis Rocha. “É um momento em que aqueles que querem realmente caminhar para a melhoria da cidade estão juntos” afirma o chefe do executivo. Sempre com seu perfil visionário, Ibaneis Rocha mais uma vez sai a frente e mostra que a política é, e tem que ser, para todos, feita por todos. Por mais mulheres na política e por mais homens que reconheçam a importância feminina na construção da sociedade e na composição do poder público.
A valorização da mulher na política também foi pauta no governo Ibaneis Rocha. Elas se fizeram presentes em vinte e nove cargos importantes de primeiro escalão. Nas políticas públicas, o governador inaugurou a Delegacia da Mulher em Ceilândia e a Casa da Mulher Brasileira, que agora tem sede também em Ceilândia. Além disso, leis importantes contra a violência da mulher foram sancionadas pelo governador, que lembrou também da mulher do campo, sancionando a lei que garante proteção emocional a trabalhadoras rurais do DF. O chefe do Executivo, que cita gostar de trabalhar com mulheres competentes, não deixou de homenagear e ajudar nas causas que trazem benefício e crescimento da mulher na sociedade.
Cris Oliveira