O pleito estava em discussão há pouco menos de um ano, onde era tratado com grande celeridade pelo Governo do Distrito Federal, que tendo ciência das necessidades da região abriu espaço para que o tema em questão fosse discutido pela Administração de Samambaia em conjunto com a Superintendência de Saúde Sudoeste, TERRACAP e a Secretaria de Saúde. Devido a crescente necessidade de investimentos para suportar a demanda do Sistema público de saúde, o processo foi tramitado com grande urgência em todas as esferas governamentais.
O anúncio oficial foi dado pelo Governador Ibaneis Rocha na última sexta-feira (12). Sendo oficialmente documentado, nesta segunda (15), por meio do decreto Nº 41.899, que prevê a desapropriação em caráter de  utilidade pública do terreno localizado ao lado do hospital, que mede 2.080,00m², onde deverá será edificado o hospital de campanha que irá ofertar mais de 100 novos leitos de UTI.
*Reuniões de trabalho*
Ainda no início de dezembro de 2020 aconteceu a primeira reunião colegiada, de iniciativa da Administração de Samambaia com a participação do Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, do Presidente da Terracap, Izídio Santos, do Superintendente de Saúde da Região Sudoeste, Wendel Moreira e do Diretor do HRSam, Luciano Gomes.  Após comum acordo, o processo foi encaminhado para a Secretaria de Governo, onde foi para as mãos do Governador.