Não foi por acaso que os 15 dias que faltam para as eleições foram comemorados em Samambaia, cidade que, por muitas vezes, ficou conhecida como a salvação das campanhas do governador Joaquim Roriz (15), que contava sempre com a gratidão e com os votos da população. Ibaneis é o segundo governador no DF a concorrer a com a legenda 15 do MDB e tem grande possibilidade de alcançar a reeleição para o Palácio do Buriti, reescrevendo mais essa marca na história do MDB-DF, concretizada apenas pelo saudoso ex-governador Joaquim Roriz.

Esse sábado (17) foi de muita chuva em Samambaia. Após 100 dias de seca no DF, a cidade recebeu as bênçãos do céu com muita água caindo e ventania forte. E isso não atrapalhou a população que compareceu ao comício político no estacionamento do estádio Rorizão para ouvir as propostas dos candidatos e as realizações feitas durante o mandato do governador Ibaneis Rocha, que concorre à reeleição ao lado da sua candidata ao Senado e ex-ministra Flávia Arruda (PL), que tem importante participação no trabalho realizado para a cidade. A família Roriz marcou presença com a ex-primeira dama Dona Weslian, suas filhas Wesliane e Jaqueline e o neto de Roriz, que é candidato a deputado distrital pelo PL.

“Precisamos eleger o nosso governador. Ele está trabalhando por Brasília. Queremos ele de novo”, disse Dona Weslian Roriz.

Ibaneis se emocionou ao olhar de cima do trio elétrico. A população esperou a chegada do governador e candidato na chuva. Após discursar, Ibaneis e Flávia Arruda andaram no meio do povo agradecendo o carinho com que foram recebidos. Há muito tempo não se via um político sendo contemplado com tanto afeto como está sendo com Ibaneis. Isso é fruto da semelhança que ele tem com o criador de Samambaia, principalmente na forma de tratar a população mais carente, pensando em programas sociais como prato cheio e a reabertura do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da 833. O CRAS da expansão estava fechado. A primeira Dama Mayara Noronha foi quem o reativou, segundo uma liderança pioneira da cidade.

Para o candidato a deputado distrital pelo MDB-DF e ex-Administrador de Samambaia Risomar Carvalho, a vitória do Governador Ibaneis será no primeiro turno. “Samambaia está fechada com Ibaneis. Somos 300 mil moradores e teremos uma parcela importante definida para a reeleição do governador no primeiro turno”, disse Risomar Carvalho, que  carrega a marca de mais bem votado da cidade. Na última eleição, o candidato teve 6.850 votos nas urnas de Samambaia.

A cidade se mobilizou durante toda a semana para a campanha de Ibaneis Rocha, que chega à reta final liderando as pesquisas de intenção de votos, posição que ocupou durante toda a campanha. Lideranças se reuniram e traçaram metas com coordenadores da campanha política do governador, como a ex-Administradora do Riacho Fundo I Bete Guilherme, figura importante nas campanhas desde a época de Roriz.

“Fizemos muito pela cidade e estamos trabalhando na expansão do metrô”, disse Ibaneis Rocha 

A RA XII recebeu obras importantes no governo de Ibaneis, que melhoraram a qualidade de vida da população, como a iluminação pública toda trocada nas avenidas principais por lâmpadas de LED, trazendo mais segurança.

A ampliação do Hospital Regional de Samambaia, há muitos anos sem investimento, também foi fundamental. Nele construiu-se uma unidade modular para abrigar pacientes com Covid-19 durante a pandemia e a estrutura ficou de legado. Também na Saúde, Ibaneis entregou a UBS nº 11, onde foram realizados 1,6 mil atendimentos médicos e de enfermagem por mês em 2022.

A gestão do peemedebista entregou os Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) Bem-te-vi, Periquito, Bambu e Azulão, um posto-base do Samu na Quadra 302 e está construindo a Escola Classe 425. Ibaneis também levou infraestrutura para as quadras do Centro Urbano na 101, 102, 301 e 302 e instalou 70 novos abrigos de ônibus para os moradores. Uma outra medida que ajudou milhares de pessoas foi a redução do preço da refeição do Restaurante Comunitário para R$1. O valor praticado em todo o DF foi anunciado em 2019 e é mantido até hoje.

Cris Oliveira